O tempo segue firme em todo o estado paranaense ao longo desta terça-feira (6), com predomínio do sol e aumento gradativo das temperaturas. A presença de um bloqueio atmosférico sobre a região favorece a instalação de um veranico no Paraná.

céu com sol para ilustrar veranico no Paraná
Veranico provoca calor intenso no Paraná (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

As temperaturas já começaram a se elevar de forma mais significativa nesta segunda (5). Na região centro-leste, os termômetros devem registrar entre 3 °C e 5 °C acima da média. Na faixa oeste, o aquecimento é ainda mais acentuado, podendo alcançar até 5 °C acima do esperado para o período. Essa condição deve se manter até a próxima sexta-feira (10) no Paraná, segundo o Climatempo.

A quarta-feira (7) será marcada pelo predomínio do sol em todas as regiões paranaenses. Não há previsão de chuva, e a atuação de uma massa de ar seco, combinada com a incidência solar intensa, contribui para o aumento expressivo das temperaturas em relação aos últimos dias.

Na quinta-feira (8), o tempo permanece estável, com sol forte e ausência de chuvas. Contudo, o destaque fica para a aproximação de uma frente fria pelo sul do país, inicialmente atingindo o Rio Grande do Sul. O deslocamento do sistema em direção ao Paraná deve potencializar ainda mais o calor, tornando a quinta-feira um dos dias mais quentes da semana.

A tendência é que o cenário comece a mudar gradativamente a partir do final de semana, com redução nas temperaturas e aumento na nebulosidade.

Veja o mapa de onde o veranico deve atuar

mapa do veranico no Paraná
No Rio Grande do Sul, o período de veranico termina já na sexta, dia 09 de maio (Foto: Divulgação/Climatempo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.