O calor fora de época deve permanecer ao longo dos próximos dias em todo o Paraná. De acordo com a previsão do Climatempo, a tendência é que as temperaturas elevadas predominem no estado ao menos até o dia 20 de junho, véspera do início do inverno.

Verão fora de época predomina até início oficial do inverno em todo o Paraná
Temperaturas permanecem elevadas em todo o estado (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A grande e forte massa de ar seco que instalou sobre o país continua mantendo a condição de veranico ao menos pelos próximos dez dias. Dessa forma, o outono vai terminar com temperaturas acima da média no Paraná e em outros estados do centro-sul brasileiro.

Segundo o Climatempo, a baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do país nas próximas semanas. Esta grande massa de ar seco é a responsável pelo calor registrado nos últimos dias no Paraná. Condição que permanece até o dia 20 de junho.

Apesar da chegada de uma frente fria na Região Sul do Brasil já no próximo final de semana, a previsão é que as chuvas se concentrem apenas sobre o Rio Grande do Sul. Apenas após a chegada de uma segunda frente fria, entre os dias 21 e 22 de junho, é que as temperaturas deverão cair no Paraná.

Temperaturas acima da média permanecem em quase todo o Paraná

De acordo com o Simepar, as máximas previstas para os próximos dias devem repetir as temperaturas registradas neste início de junho. Em Curitiba, os próximos dias serão de calor e tempo seco e com máximas chegando à casa dos 25ºC, no sábado (15).

O calor permanece ainda nas demais regiões do estado, com previsão de chuvas isoladas apenas para o sul do Paraná, a partir de sábado. As máximas previstas seguem em elevação, com previsão de até 31ºC em Maringá e em Umuarama, entre sábado e segunda-feira (17). Em outras regiões do Paraná, como em Londrina e em Paranaguá, os termômetros devem chegar á marca dos 29º ao longo da semana.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.