
Pelo menos 300 residências foram prejudicadas e 1500 pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva forte
O temporal que atingiu Curitiba e Região Metropolitana na tarde e noite deste sábado (3) deixou um cenário de destruição: ruas, casas e comércios alagados foram registrados em vários pontos da capital e RMC.
De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã de domingo (4), mais de 200 pessoas ficaram desalojadas e pelo menos 300 residências foram prejudicadas. Os mais atingidos foram os moradores da zona sul do município. Os bairros Fazendinha, Cidade Industrial, Bairro Novo, Tatuquara, Portão também registraram alagamentos enquanto no Tatuquara casas foram destelhadas pelo vento. A Linha Verde também foi invadida pela água desde o bairro Hauer até o Pinheirinho. Ao todo, no mínimo, 1500 pessoas foram afetadas de alguma forma pelo temporal.
Ainda segundo a Defesa Civil, a Central de Operações da Guarda Municipal atendeu 23 chamados de alagamento até às 21 horas.
A Urbanização de Curitiba (URBS) informou que várias linhas de ônibus ficaram paralisadas até que o nível de água das ruas pelas quais passam diminuísse.
Vídeos dos alagamentos se espalharam rapidamente pelas redes sociais. Veja alguns que o Portal RIC Mais recebeu:
No estacionamento do Shopping Palladium/Imagens: Vinicius Severiano/WhatsApp:
Na Linha Verde/Imagens: Gustavo Levorato/WhassApp
Na Linha Verde/Imagens: Gustavo Levorato/WhassApp
Vila Guaíra/Imagens: Simone Lima/WhassApp
Boqueirão/Imagens: Fernando Eufrásio/WhassApp
Volume de chuva
O volume de chuva registrado até a noite sábado foi de 42 milímetros, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR). Para comparação, em março de 201, choveu 44 milímetros durante o mês todo.
A previsão é de mais chuva forte neste domingo, principalmente, durante a tarde.
Funcionamento CMEIs e escolas
Devido ao forte temporal deste sábado, o funcionamento de algumas unidades da rede municipal ficará comprometido nos próximos dias. A secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, o superintendente executivo, Oséias Santos de Oliveira, a responsável pelo Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize, e chefes das regionais visitaram as unidades afetadas pela chuva neste final de semana. A Escola Municipal Dario Vellozo não atenderá na segunda-feira (5). A Escola CEI do Expedicionário não atenderá pela manhã, mas abrirá no período da tarde.
O CMEI Uberlândia volta a atender na quarta-feira (7). Em relação ao CMEI Barigui I, as crianças serão atendidas na unidade ao lado, que é o CMEI Hugo Peretti. E as crianças do CMEI do Ubatuba serão atendidas no CMEI Paquetá.
Assista ao vídeo do Paraná no Ar:
Leia também:
- Atriz Tônia Carrero morre aos 95 anos
- Saiba o que fazer em caso de infarto até o socorro médico chegar
- ‘Japonês da Federal’ diz que não será candidato; assista à entrevista