As fortes chuvas que caíram no Estado durante todo o fim de semana causaram bastante prejuízo de destruição em aproximadamente 36 municípios do Paraná, incluindo a capital. De acordo com a Defesa Civil, aproximadamente 41 mil pessoas foram afetadas pelo vento forte e granizo, que atingiram principalmente as regiões Oeste e Sudoeste.
O governador Beto Richa afirmou que irá decretar situação de emergência em Corbélia, na região oeste. O município teve 80% de suas residências danificadas pela chuva de granizo que atingiu a região.
“Um triste episódio para a cidade. Mas, tão logo o prefeito me encaminhe amanhã a solicitação, decretarei estado de emergência para agilizar o envio de recursos para a cidade”, afirmou o governador.
A chuva de granizo ocorreu perto das 18 horas de sexta-feira e durou cerca de meia hora, danificando residências, lojas comerciais e automóveis. Duas pessoas foram internadas vítimas de descarga elétrica. Dezesseis pessoas se feriram ao tentar colocar lona nos telhados.
Vinte e cinco voluntários da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão na cidade para dar apoio às vítimas. Até a manhã deste domingo, mais de 1.500 pessoas haviam sido atendidas. Foram distribuídos mais de 50 mil metros de lona.
O Centro de Eventos Leonel Brizola está servindo de abrigo temporário às famílias desalojadas ou desabrigadas. Até o momento uma família se apresentou no local. A Defesa Civil está solicitando doações de alimentos e cobertores. As doações devem ser entregues ou encaminhadas para o Posto de Bombeiro Comunitário de Corbélia, na Avenida São Paulo s/n, ao lado do centro de eventos.