
Os maiores transtornos foram causados pelo granizo, com maior incidência nos bairros Rebouças, Santa Felicidade e Centro
Uma tempestade de granizo atingiu Curitiba no início da tarde desta quinta-feira (06) e deixou ruas alagadas e cobertas de gelo, além de derrubar árvores e deixar prejuízos. A defesa civil municipal ainda está fazendo um levantamento dos estragos causados pela chuva.
Muitos internautas e telespectadores da RICTV Record enviaram fotos e vídeos da chuva para a redação (confira as imagens na galeria acima).
A Prefeitura de Curitiba informou por nota que as chuvas desta quinta-feira tiveram ventos de até 35 km/h e o acúmulo médio foi de 16,98 mm. O bairro mais atingido foi o Atuba, com 25,8 mm de precipitação. Apesar do volume, a Defesa Civil não registrou pedidos de atendimento em equipamentos públicos ou privados.
Ainda segundo a Prefeitura, os maiores transtornos foram causados pelo granizo registrado a partir das 12h50 em diferentes pontos da cidade, com maior incidência nos bairros Rebouças, Santa Felicidade e região central da cidade.
Confira o vídeo enviado por um internauta mostrando a chuva no bairro Rebouças:
Alguns equipamentos públicos foram atingidos, sem que houvesse interrupção de atendimentos. Houve pontos de alagamento em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como no refeitório da CMEI Curitiba, secretaria e pátio de acesso às salas do térreo do CMEI Vila Torres e nos corredores do CMEI Marechal Rondon. Também houve registro de alagamento na Casa de Passagem para Mulheres e LGBT, no Rebouças, e nas US Capanema e Ouvidor Pardinho.
No CMEI Augusta, houve infiltração de água nas paredes. Telhas foram danificadas no CMEI São Leonardo. No CMEI Trindade, o alagamento de salas de aula levou ao remanejamento de 30 crianças para outras salas.
De acordo com a Urbs, dois pontos na região do Rebouças foram inteiramente bloqueados por conta da grande quantidade de pedras de gelo: Rua Alferes Poli, entre as ruas Almirante Gonçalves e Brasílio Itiberê, e na Rua Brasílio Itiberê, entre as ruas Piquiri e João Negrão.
A Prefeitura informou qwue agentes da Secretaria Municipal de Trânsito estão nesses locais para orientar os motoristas. Um outro cruzamento, também ainda coberto com granizo, mas com tráfego em meia pista, é o das ruas Almirante Gonçalves e João Negrão. Equipes da limpeza pública estão removendo o granizo acumulado na região.
Por causa das fortes chuvas, que podem continuar durante a tarde, foi cancelada a aferição de radares na esquina das ruas Luís Leão e Conselheiro Araújo, no centro, ao lado do Círculo Militar.
A Prefeitura alerta para o tráfego em ruas pavimentadas com paralelepípedos, que pode ficar escorregadio com a chuva, e pede que os motoristas redobrem a atenção para evitar atropelamentos e colisões. A recomendação é circular com velocidade reduzida e os faróis baixos ligados, evitando frenagens bruscas. No centro, o risco é maior em ruas como a Trajano Reis, São Francisco, Almirante Barroso e Avenida Jamie Reis, todas na região do Setor Histórico.
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, as pancadas de chuva e temporais como o ocorrido nesta tarde são típicos da primavera. A previsão é que neste ano a estação tenha alternância entre períodos de muita chuva e tempo seco.
Até o fim do dia podem ocorrer mais chuvas fortes entre Curitiba e o litoral do Estado.