O temporal que passou pelo Paraná durante a madrugada desta quinta-feira (14), deixou muitos estragos. Na região Oeste e Sudoeste as equipes trabalham para contabilizar e auxiliar as famílias que tiveram estragos em residências, remover árvores caídas em vias e restabelecer a energia elétrica. As chuvas começaram durante a madrugada e o resultado das fortes rajadas de vento só foi visto ao amanhecer.
- Veja as vídeos da região Oeste: https://youtu.be/MUEFGAFbnCs?t=858
No Oeste do Paraná, Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Palotina e Capitão Leônidas Marques foram as cidades mais afetadas. Em Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 Km/h. Pela manhã as equipes registraram oito cortes de árvores, três residências destelhadas e três pontos onde houve danos na fiação elétrica.
Em Foz do Iguaçu, muitos estragos foram registrados em vários pontos da cidade. No Beverly Falls, bairro que fica na entrada do município, a estrutura metálica de uma funilaria foi totalmente arrancada com a força do vento. O telhado voou cerca de 50 metros, atingiu a marquise de um prédio e parou em frente a um residência, totalmente retorcido em torno de um poste de energia elétrica. O proprietário da empresa levou o maior susto quando chegou no local para trabalhar.
“Foi o maior susto, parece que não tinha armação. A estrutura foi para o outro lado, e o prejuízo é grande. Os carros, que estão no local são de clientes e por sorte não foram atingidos. Eu nem cheguei a contabilizar os prejuízos, mas são altos.”
Edson da Silva – proprietário
Em Toledo várias placas de sinalização e de propaganda foram danificadas com o vento. houve queda de árvores e entrega de lona pelas equipes do Corpo de Bombeiros. O trabalho dos militares iniciou durante a madrugada, foram disponibilizadas nas primeiras horas do dia, duas bobinas de lona para auxiliar os moradores que tiveram suas residências danificadas.
Na capital do Oeste, os bombeiros também estão nas ruas para auxiliar as famílias atingidas. Nas primeiras horas da manhã, segundo o 4° Grupamento houve registro de três casas destelhadas, e quedas de árvores, em um dos casos, uma casa foi atingida.
Pela Defesa Civil da cidade, também houve atendimento. De acordo com Marcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, foram 11 atendimentos para entrega de lonas, usadas para proteger os bens materiais nas residências. Além disso, foram dezenas de chamadas por conta dos estragos e ventos fortes. Cerca de 11 mil unidades estão sem energia elétrica na cidade.

Em Capitão Leônidas das Marques só no começo da manhã cerca de 30 ocorrências de destelhamentos foram contabilizadas pelas equipes de socorro.
Dentre os bairros mais afetados estão Santa Rita, Santa Mônica, Gleba e Primavera. O interior do município também foi afetado e os prejuízos estão sendo contabilizados pelas equipes.
De acordo com a Radio San, quedas de árvores e placas de sinalização e propaganda também foram danificadas com a força do vento. Na saída para o Bom Jesus uma árvore grande caiu em cima da rede de energia e estourou um transformador.
A rua ficou interditada durante um tempo, porém a remoção dos galhos foi feita e a pista está liberada.
Guaíra, Corbélia, Jesuítas, Maripá, Quatro Pontes e Marechal Cândido do Rondon também contabilizam estragos, nestas cidades os ventos danificam placas e derrubaram árvores. As equipes de apoio estão nas ruas para contabilizar os prejuízos e fazer um levantamento de estragos.
As cidades do Sudoeste do Paraná também foram castigadas pelos ventos, várias cidades registraram quedas de árvores e falta de abastecimento de energia elétrica.
Energia elétrica
O temporal severo que atingiu o Paraná desde o início da madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste.
Segundo a Copel, foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel.
Além disso, nove torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama (138kV) foram ao chão.
Em nota, a Copel informou que as equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível.
“Estamos mobilizando todas as equipes disponíveis na região e vamos receber reforço de outras regiões do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento, que deve se estender nos próximos dias.”
Nesta manhã foram registradas mais de 1.700 ocorrências para atendimento e cerca de 160 mil unidades consumidoras, sem energia no Oeste./Sudoeste.
Previsão
Segundo o Simepar, a manhã segue com tempo instável em vários setores do Paraná. O dia, continua mais chuvoso na faixa norte do Estado, porém a nebulosidade mantém o céu encoberto em todas as regiões e com algumas chuvas localizadas.
Ainda ocorrem rajadas de vento em muitas cidades, porém já não tão intensas como foram na madrugada. As temperaturas apresentam pouca oscilação nas próximas horas.
Na sexta-feira (15), a chuva deve atingir outras regiões do estado, mais a leste.
“Sexta-feira com nova frente fria que avança rápido no sul do país. No Paraná, nova condição de instabilidade, com áreas de chuvas/temporais a partir da Argentina e Paraguai, associadas ao deslocamento do eixo mais instável da frente fria ao sul do país. Chuva forte, raios e rajadas de ventos de moderados a fortes são previstos, inicialmente a partir dos setores oeste e sudoeste do estado. Em relação às temperaturas, pela manhã fica mais abafado, enquanto a partir da tarde com mais nuvens e chuvas, os valores em média se tornam mais amenos”,
destaca a previsão do Simepar.

