O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (18) um alerta laranja de temporal para o Paraná, com rajadas de vento de até 100 km/h. Há risco de fortes chuvas para parte do estado.

Temporal no Paraná: Inmet emite alerta laranja com ventos de até 100 km/h
Há risco de estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos na região sudoeste (Foto: ClimaTempo)

Conforme o Inmet, o temporal pode provocar estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Além disso, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. O alerta laranja começa a valer a partir da manhã de quinta-feira (19) até a manhã desta sexta-feira (20).

De acordo com o instituto, a região sudoeste será a afetada pela tempestade e as fortes chuvas no território paranaense. O município de Marmeleiro é um dos que está na lista de cidades sob risco de estragos.

Temporal atinge o Sul do Brasil

O aviso de temporais vale também para os estados do Sul do Brasil. Segundo o Inmet, as regiões Sudoeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre estão em alerta.

Recomendações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.