Terça-feira é dia de caminhar à noite pela região central de Curitiba e redescobrir os encantos da cidade fazendo atividade física. Essa é a proposta do programa “Caminhada Noturna – Viver Curitiba Caminhando”, lançado na semana passada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

A próxima edição da caminhada está marcada para esta terça-feira (7) e o trajeto de 4,5 quilômetros vai percorrer as calçadas do anel central da capital. A adesão da população à primeira edição da caminhada surpreendeu os organizadores: perto de 150 pessoas participaram. “Superou nossas expectativas. Grupos especializados em caminhadas tiveram representantes participando e elogiaram bastante a iniciativa e a organização”, comentou o professor de educação física do Centro de Qualidade e Referência de Vida e Movimento (CRQVM) e coordenador do programa, Paulo Roberto Silva.

Não houve esquema especial de acompanhamento de agentes ou guardas municipais nas vias e, portanto, os participantes da caminhada tiveram que respeitar as leis de trânsito, principalmente na travessia de cruzamentos. “Foi tudo muito simples em termos de estrutura. E isso foi muito bom porque nossos professores se comunicaram diretamente com os participantes já que não foi utilizado qualquer equipamento de som para mediar a conversa”, explicou Silva.

Roteiro

A caminhada noturna desta terça-feira apresentará pequena alteração no roteiro em relação ao da semana passada. A saída e chegada continuam na Praça Garibaldi e os 4,5 quilômetros de extensão serão realizados nas calçadas do Largo da Ordem, Praça Tiradentes, Rua XV de Novembro, Praça Osório, Rua 24 Horas, Praça Rui Barbosa, Mal Deodoro, Correio Velho, Praça Generoso Marques, retornando ao Largo da Ordem e Praça Garibaldi. É recomendado para cada um dos participantes levar garrafinhas de água para hidratação durante o percurso.

Benefícios

O coordenador da atividade ressalta que a caminhada só traz benefícios ao corpo e a mente dos praticantes, já que auxilia no gasto calórico, melhora a condição cardiovascular, fortalece os ossos, atua no controle da glicose, melhora a autoestima, o relacionamento social e propicia a formação de novo círculo de amizades. “A caminhada proporciona uma ótima mudança no estilo de vida das pessoas e melhora a qualidade de vida. É uma atividade de baixo custo e depois que se pega o ritmo e o gosto pelo exercício, para qualquer direção que olhar, você pode sair caminhando”, afirmou.

Contraindicações praticamente não existem. “Quase todas as enfermidades crônico-degenerativas são amenizadas ou retardadas com a prática de caminhadas. É recomendada para todas as faixas etárias. Pessoas com baixo condicionamento físico ou em nível mais avançado de treinamento, com sobrepeso ou obesos, hipertensos, com osteoporose ou diabetes, depressivos, ansiosos, estressados, gestantes, cardiopatas, asmáticos. Podem existir algumas restrições isoladas, mas normalmente esses indivíduos já têm ciência da gravidade de sua enfermidade e da recomendação médica para participar ou não de uma caminhada”, complementa o professor.