No fim da manhã desta quinta-feira (7) a terceira ararajuba furtada do zoológico foi recuperada. Ela foi avistada por professores e alunos em uma praça ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eucaliptos, no bairro Alto Boqueirão.

A escola entrou em contato com o zoológico para avisar do paradeiro da ave, e os professores e alunos ficaram monitorando o seu deslocamento no bairro até os veterinários e biólogos chegarem para fazer a captura com um puçá.

As outras aves foram encontradas no domingo (3), no bairro Ganchinho, e segunda-feira (4), no bairro Xaxim. Nos três casos a confirmação de que se tratava de uma das aves desaparecidas foi feita por meio da leitura do microchip implantado no animal.

“Temos que agradecer imensamente a população. A divulgação nos meios de comunicação e nas redes sociais fez toda a diferença. Em todos os casos a recuperação foi possível graças à identificação das aves roubadas e aos contatos telefônicos realizados informando-nos a localização das ararajubas”, conta, emocionada, a bióloga Nancy Banevicius, chefe de divisão do zoológico.

O furto das ararajubas foi constatado na manhã de sábado (2), quando os tratadores dos animais verificaram o arrombamento de duas telas de um viveiro de primatas, ao lado de onde ficam as aves. Das cinco ararajubas mantidas no zoológico, apenas duas foram encontradas no local. A segurança do zôo é feita pela Guarda Municipal, que mantém no local um módulo com atuação 24 horas por dia e rondas constantes pelo ambiente.