Nas redes sociais, muita gente postou mensagem dizendo que sentiu o chão tremer

Um forte terremoto (8,3 graus) atingiu Santiago, capital do Chile, na noite de quarta-feira (16), fazendo os prédios tremerem e as pessoas procurarem por abrigo nas ruas. O tremor foi sentido em diversas regiões do território chileno e também no Brasil, em estados como Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Paraná, alguns moradores de Cascavel, na região Oeste, relataram ter percebido a vibração do solo. Nas redes sociais, muita gente postou mensagem dizendo que sentiu o chão tremer. Algumas pessoas relataram que, por volta das 20 horas, tiveram a sensação de uma pequena tontura e, na sequência, perceberam que lustres, vasos de flores, louças e outros objetos estavam balançando.

No Chile, pelo menos oito pessoas morreram vítima do terremoto e há diversos desaparecidos. O país chegou a emitir um alerta de tsunami para toda a região costeira e também para o Peru, sendo que algumas regiões foram evacuadas. De acordo com as autoridades norte-americanas, o epicentro do terremoto estava localizado 246 quilômetros ao norte de Santiago.

O Chile situa-se em uma das extremidades de uma área conhecida como “Anel de Fogo” do Pacífico, compondo uma região bastante propensa aos efeitos de movimentos telúricos. Terremotos de sete graus ou mais têm potencial para causar graves danos em áreas habitadas. No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus atingiu o centro-sul do Chile, deixando cerca de 500 mortos e milhares de desabrigados.