O governo paranaense deve incluir questões sobre ciclismo nos exames teóricos de direção do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A sugestão foi dada por uma comissão ligada ao ciclismo e acatada pelo governo. A idéia é exigir do candidato à primeira habilitação algum conhecimento sobre a Legislação de trânsito que envolve diretamente ciclistas e bicicletas. De um total de 30 perguntas que compõem a prova, ao menos uma será direcionada assunto.

Para efetivar a ideia, foi criada nesta segunda-feira (14) uma comissão interinstitucional, integrada por técnicos das Coordenadorias de Habilitação e de Educação para o Trânsito do Detran, para elaborar perguntas que contemplem as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O grupo também trabalhará com sugestões enviadas por representantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

“Recebemos a sugestão dos próprios ciclistas e entendemos que é um assunto de extrema importância no cuidado com a vida e para a segurança no trânsito. A mudança, com certeza, vai gerar um efeito muito positivo, principalmente porque envolverá também os Centros de Formação de Condutores”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad por meio da assessoria.

Segundo dados do Detran, atualmente das 1540 perguntas que compõem o banco de questões do teste, apenas 22 são referentes ao comportamento dos motoristas em relação aos ciclistas. Para fazer a primeira carteira de motorista, é preciso que o candidato acerte no mínimo 21 perguntas de 30, sorteadas aleatoriamente. Os questionamentos se referem a temas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.