No dia 31 de dezembro de 2025, Thayane Smith e Roberto Farias se encontraram em um terminal de ônibus em Curitiba, capital do Paraná, para irem até o Parque Estadual Pico Paraná. De acordo com vídeos publicados no Instagram da jovem, o objetivo era assistir o primeiro nascer do sol de 2026 do topo do morro mais alto do Paraná. Entretanto, no dia 1° de janeiro, apenas Thayane voltou da trilha.

Thayane Smith
Thayane Smith conheceu Roberto pouco antes de marcarem a viagem (Foto: Ric RECORD e Reprodução/Redes Sociais)

Inicialmente, Thayane afirmou que, por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (1°), ela, Roberto, e mais um homem que encontraram na trilha, identificado como Fábio, acordaram no acampamento para chegar ao cume do monte. Contudo, em algum momento da volta, o jovem de 19 anos começou a passar mal e não conseguiu mais acompanhar o ritmo do grupo. Por mais que tenha sido aconselhada a não deixar o companheiro sozinho, a amiga seguiu sem ele até o acampamento.

Na primeira entrevista concedida ao Balanço Geral, Thayane Smith chorou, e lamentou a decisão de ter deixado Roberto para trás.

“A gente tinha bastante coisa planejada para fazer depois dessa trilha. Eu não imaginava que poderia acontecer tudo isso. Eu fico com pensamento ruim por ter deixado ele para atrás, por ter me separado dele. Se eu não tivesse me separado, talvez não teria acontecido isso, porque quem tem mais experiência era eu”, disse.

Versão de Thayane Smith mudou em segunda entrevista

Porém, na segunda entrevista concedida ao repórter Kainan Lucas, do Cidade Alerta, a versão da jovem mudou. Dessa vez, ela não citou que Roberto teria passado mal e por isso foi deixado para trás. De acordo com Smith, o amigo estava muito lento e ela decidiu descer o morro mais rápido com outros corredores e aguardar por ele no primeiro acampamento.

desaparecido pico paraná
Thayana Smith disse que desceu o Pico Paraná correndo e abandonou o amigo, agora desaparecido, por conta de seu “estilo de vida” (Foto: Reprodução/Ric RECORD e Redes Sociais)

Em seu relato, Thayane disse que, como sabia que outro casal estava descendo atrás de Roberto, não ficou receosa de deixá-lo sozinho. Quando chegou ao final da trilha, outras pessoas perguntaram para ela sobre o paradeiro de Roberto. Foi então que ela admitiu ter deixado o rapaz sozinho e continuado sem ele. De acordo com Thayane, ela decidiu seguir na frente por ser seu “estilo de vida”.

Segundo Fábio, outro aventureiro que conviveu com Roberto e Thayane na trilha, ele confrontou a jovem sobre ter deixado o amigo sozinho. Inicialmente, ela não teria se disponibilizado para voltar e procurá-lo, mas acabou cedendo. Fábio também seria a pessoa que inicialmente acionou o Corpo de Bombeiros.

Desde então, Roberto não foi mais visto. Ao ser questionada sobre como se sente sobre o desaparecimento do amigo, Thayane Smith afirmou que o que resta fazer é esperar. Entretanto, ela não acredita que ele seja encontrado em bom estado de saúde.

“Não podemos fazer nada, né? É manter o equilíbrio e esperar os profissionais, os bombeiros, darem o resultado final e fazerem o trabalho deles”, afirmou. “A minha intuição é que podem encontrar ele, mas muito, muito, muito fraco. Muito fragilizado.”

Além disso, a jovem também afirmou em entrevista que, caso Roberto não seja localizado com vida, seria por decisão de vida. À Ric RECORD, Thayane Smith afirmou que, caso o amigo esteja morto, “foi Deus que permitiu”.

Thayane fez publicações controversas durante as buscas

Após as entrevistas, internautas localizaram o perfil do Instagram de Thayane e começaram a questionar as publicações feitas pela jovem. Na última sexta-feira (2), a amazonense publicou uma série de vídeos que mostram parte da aventura feita com Roberto. Nas imagens, é possível ver o encontro dos dois na rodoviária, a viagem até o Pico Paraná e, por fim, filmagens da Thayane no cume. Entretanto, há poucos registros de Roberto.

thayane smith
Thayane Smith foi criticada por suas publicações nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Mesmo com o amigo já estando desaparecido, Thayane Smith escreveu na legenda da publicação que teve ótimas experiências no “maior Pico do Sul”, e escreveu sobre as vivências que tiveram juntos.

Além disso, Thayane também fez publicações questionáveis nos stories do perfil. Em um dos posts, a jovem compartilhou uma selfie com o escrito: “Interrogações, investigações, eita 2026 kkkkk. Feliz Ano Novo”, seguido de um emoji de risada.

“Aprendizado, nunca mais andar com alguém que não é experiente em trilhas, não é seu estilo de vida e não tem pique para isso….”, escreveu em outro story.

Entretanto, a maior polêmica do Instagram de Thayane foi quando ela republicou um vídeo no Instagram, rebatendo as críticas que estava recebendo. No reels, uma mulher, vestindo biquíni em uma piscina, mostra o lugar onde está e escreve que as únicas pessoas que podem odiá-la são pessoas magras. Acrescentando ao vídeo original, Thayane concordou com a fala e atacou aqueles que questionam suas atitudes envolvendo o desaparecimento do amigo.

“Só aceito julgamento dos magros. Quem não tem a coragem e disposição que eu tenho, os gordos, sedentários, preguiçosos, medroso, calem a boca”, publicou.

Thayane Smith teria brigado com Roberto no Pico Paraná

De acordo com a apuração do repórter Tiago Silva, da Ric RECORD, Thayane e Roberto teriam se desentendido durante a trilha. Conforme o relato de Fábio, inicialmente, as interações entre Thayane e Roberto eram amigáveis, e ele decidiu subir até o cume com os dois jovens. Depois, o grupo se encontrou com mais um casal.

Montagem com foto da irmã do jovem desaparecido e a amiga
Irmã de Roberto quer investigação sobre versão apresentada por pessoas que encontraram Roberto na trilha (Foto: Luciano Chinasso/ Ric RECORD)

Entretanto, Fábio contou que, quando o topo do Pico Paraná começou a ficar visível, Thayane abandonou o grupo e correu na frente, para chegar primeiro. Nesse momento, ele afirma que Roberto já estava passando mal e vomitando. Mesmo assim, o jovem conseguiu chegar ao cume e, quando viu a amiga, a abraçou.

Roberto foi descrito pelos demais aventureiros como uma pessoa divertida e brincalhona. Contudo, o jeito do rapaz teria sido motivo de um desentendimento entre ele e Thayane. Em um momento com a jovem, o rapaz fez cócegas na amiga, mas a moça não gostou e eles teriam brigado.

Thayane desceu o Pico Paraná com pertences de Roberto

Por fim, Thayane também se tornou alvo de críticas após contar que estava com a carteira e o celular de Roberto quando desceu o Pico Paraná sem ele. De acordo com a jovem, isso aconteceu porque a mochila do amigo estava muito pesada, e ela decidiu ficar com alguns de seus pertences na bolsa.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou, no último sábado (3), diligências para investigar o desaparecimento de Roberto Farias. Em nota, a PCPR afirmou que o boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Campina Grande do Sul, mas que, até o momento, o caso é tratado como desaparecimento, sem indícios de crime. A corporação também afirmou que uma pessoa que “acompanhou o jovem durante o percurso” está sendo ouvida na delegacia, mas sem confirmar a identidade.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.