Tiroteio em escola no Texas deixou pelo menos 8 mortos e múltiplos feridos (Reprodução/Twitter)

Xerife confirma entre oito e dez mortos em escola secundária em Santa Fe, no Texas. Dois suspeitos foram detidos pela polícia

*Do R7

Um tiroteio na Santa Fe High School, em Santa Fe, no Texas (EUA), deixou vários mortos, de acordo com autoridades policiais. Ainda não há números oficiais de vítimas, embora a imprensa local fale em pelo menos 8 mortos, citando fontes da polícia.

A informação de que houve diversas mortes foi confirmada pelo xerife do Condado de Harris, Ed Gonzales, em sua conta no Twitter. Ele também afirmou que um policial ficou ferido e está em tratamento.

Vários feridos também estão sendo atendidos no local ou deslocados para hospitais da região.

Gonzales também informou que duas pessoas foram detidas. Ambos seriam estudantes da escola, a polícia investiga se um seria o atirador e o outro, um cúmplice.

Leia também: Jovem em surto mata mãe e irmã a facadas

Alunos relatam tiroteio

Uma imagem aérea do lado de fora da escola transmitida pela televisão local mostrou policiais escoltando filas de estudantes para fora do prédio e, em seguida, procurando por armas, enquanto muitos carros da polícia, ambulâncias e três helicópteros estavam no local.

A aluna Leila Butler disse à afiliada local da ABC que os alarmes de incêndio dispararam por volta das 7h45 (horário local), e os alunos deixaram suas salas de aula. Ela disse que alguns estudantes acreditam ter ouvido tiros, e que estava se abrigando com outros estudantes e professores perto do campus.

Outro estudante chamado apenas Nikki disse à ABC13: “Alguém entrou com uma espingarda e uma garota levou um tiro na perna”.

Santa Fé High School

O tiroteio ocorreu na Santa Fe High School, uma escola de ensino médio. Os relatos de estudantes à rede de TV ABC dão conta de que pelo menos uma aluna foi atingida pelos disparos, que teriam ocorrido dentro de uma sala de aula de artes.

Segundo levantamento feito pela CNN, este foi o 22º tiroteio em escolas norte-americanas este ano, uma média de 1 por semana.

Alarme de incêndio

De acordo com alunos ouvidos pela imprensa norte-americana, o alarme de incêndio da escola teria sido acionado instantes antes dos tiros começarem.

Se for confirmado que o atirador acionou o alarme e começou a atirar conforme os alunos saíam para o corredor, seria uma ‘estratégia’ semelhante à utilizada por Nikolas Cruz, autor do massacre de 14 de fevereiro na escola Marjorie Stoneman Douglas, em Parkland (Flórida).

Leia também: Brasil é o 9º país mais violento do mundo, segundo a OMS

Repercussão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou o incidente em sua conta no Twitter.

“Tiroteio em uma escola no Texas. Os primeiros relatos não parecem bons. Que Deus abençoe a todos”, postou Trump.

Reprodução/Twitter

“Meu coração está com Santa Fé e todo o Texas hoje”, escreveu a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, no Twitter.

Reprodução/Twitter