A nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tomou posse na noite desta sexta-feira (12). A cerimônia foi prestigiada e contou com a presença do Ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.
Também estiveram presentes o Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Paulo Vasconcelos.
Foram empossados o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, no cargo de presidente do TRE, e o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, como vice-presidente e corregedor.
O ministro Dias Toffoli discursou durante a cerimônia e lembrou que as próximas eleições, em outubro deste ano, serão as primeiras sem as doações de pessoas jurídicas. “Os controles (dos gastos) dependem da fiscalização do Ministério Público, das demais instituições, da sociedade civil e da imprensa”, apontou o presidente do TSE.
O novo presidente do TRE reforçou a fala de Toffoli sobre os gastos de campanha. “A luta contra o abuso econômico exige, além da Justiça, a mobilização da classe política”, disse. Keppen também rebateu as criticas que o sistema eleitoral brasileiro sofreu desde o último pleito para presidente da República, em 2014. “Temos a certeza que o voto dado é o voto apurado”.
Sobre a crise moral, política e econômica pela qual o País atravessa, Keppen valorizou o amadurecimento da democracia e das instituições e disse que o judiciário “não endossará as campanhas desmoralizadoras contra a classe política”.
*Com informações do jornalista e comentarista da RICTV Record, Denian Couto.