Toledo: 69 anos de muita cultura e crescimento
A capital paranaense do agronegócio completa 69 anos nesta terça-feira (14). E em todos esses anos de história, Toledo, no oeste do estado, construiu uma cidade ideal para oferecer a melhor qualidade de vida para os 144. 601 habitantes.
Além de ser a cidade que mais produz grãos no Paraná, é também uma das líderes estaduais em geração de empregos, mesmo em meio a pandemia. Somente em outubro, o município criou 482 novos postos de trabalho com carteira assinada.
Nessa trajetória, Toledo também se tornou referência em cultura para toda a região. Com um Teatro Municipal há mais de 20 anos, a cidade conta com diversas programações musicais, teatrais e muitas outras. A capital do agronegócio também tem o Museu Histórico Willy Barth, que tem a função de apresentar e manter viva a história da colonização da cidade.
O Parque Ecológico Diva Paim Barth também faz parte da infraestrutura cultural e de lazer de Toledo. No Parque, é possível encontrar o lago da cidade, além de quadras poliesportivas e um aquário temático da região centro-sul do Brasil.
A cidade também não fica para trás no esporte. Tendo jovens atletas em grandes competições do mundo todo, o município é um grande exemplo na ginástica rítmica. Neste ano, a ginasta de Toledo Maria Eduarda Alexandre, de 14 anos, ganhou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos Juvenis.
A cultura e a pandemia
Durante a pandemia, Toledo teve sua cultura ameaçada. Parques, museus e espaços públicos fechados. Para enfrentar o vírus, a cidade adotou, inicialmente, rigorosas medidas de enfrentamento. Depois, com a vacinação, a capital do agronegócio iniciou uma forte campanha, que imunizou sua população adulta em massa.
A cidade chamou atenção da farmacêutica Pfizer, que começou um estudo sobre o comportamento da vacina nos adolescentes. Toledo foi a única cidade brasileira a receber a pesquisa.
Todos esses aspectos mostram o município continua em constante ascensão, seja em momentos difíceis ou não. São 69 anos de cultura, crescimento e muitas histórias. Parabéns Toledo!