Prazo legal de 72 horas de antecedência, após o anúncio de greve, para o início da paralisação de serviço essencial terminou nesta manhã

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (17), em frente a empresa Cavo Serviço e Saneamento, trabalhadores responsável pela limpeza pública de Curitiba decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. Os representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza e Conservação (Siemaco), além de uma comissão formada por trabalhadores, se reuniram na tarde de segunda-feira (16) para discutir as divergências e empasses no reajuste salarial dos trabalhadores de asseio e conservação de Curitiba, mas não chegaram a um acordo.

Coletores de lixo, varredores, roçadores e serventes reivindicam melhorias nas condições de trabalho e um aumento de 20% nos salários e 30% no vale alimentação. A Cavo ofereceu apenas 4% de reajuste, o que gerou insatisfação da categoria.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirmou que cabe a Cavo a negociação de salários e benefícios com os trabalhadores e lamentou que a proposta apresentada pela empresa não tenha sido satisfatória aos trabalhadores.

A prefeitura informou que possui um planejamento especial para minimizar os impactos da greve na limpeza e coleta de resíduos na cidade e que vai implementá-lo progressivamente conforme as necessidades e acompanhando as negociações.

A Secretaria de Meio Ambiente pede que a população não disponha o lixo na rua até pelo menos 48 horas após o próximo dia e horário previstos para coleta e que vai informar quais bairros podem colocar os resíduos para a coleta emergencial.

Confira a matéria exibida no programa Balanço Geral Curitiba:

Negociação

Uma reunião está marcada para acontecer ainda hoje, às 15h, na sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná​ em Curitiba. O encontro é coordenado pelo procurador-chefe do MPT-PR, Gláucio Araújo de Oliveira, entre o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco Curitiba​) e a Cavo, com o objetivo de tratar da greve dos trabalhadores da limpeza urbana da cidade.