Não passou despercebido a quem circula pela cidade. Com o retorno das aulas, o trânsito de Curitiba está terrível. Nos últimos dias, chegaram a ser verificados cerca de cem quilômetros de congestionamentos pelas ruas de diversos bairros.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com a volta às aulas são cerca de 350 mil veículos a mais em circulação, o que representa um incremento de 30% a mais no número de carros nas ruas. Atualmente, a frota da capital paranaense é de aproximadamente 1,3 milhão de unidades.
Para tentar aumentar a fluidez, agentes de trânsito trabalham em alguns dos cruzamentosde fluxo mais intenso. A maioria deles está na região central – como o da Visconte de Guarapuava com a Tibagi, Silva Jardim com Conselheiro Laurindo, Visconde de Guarapuava com Mariano Torres e Coronel Francisco H. dos Santos com Senador Salgado Filho.
Em alguns locais, também deve haver a reprogramação de semáforos. Porém, para evitar aborrecimentos, a Setran orienta os motoristas a procuraram caminhos e, se possível, horários alternativos.