
O encontro será realizado às 19 horas, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Nossa Aparecida, 1.637, no bairro Seminário
Os detalhes das obras da nova trincheira da Rua Mário Tourinho com Avenida Nossa Senhora Aparecida serão apresentados à população em reunião pública a ser realizada na próxima segunda-feira (27).
O encontro será realizado às 19 horas, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Nossa Aparecida, 1.637, Seminário. Essa é uma das fases a serem cumpridas antes do início efetivo das obras, que deve ocorrer nas próximas semanas. Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) mostrarão aos interessados detalhes do projeto. Na oportunidade também serão apresentados a operação de trânsito que será necessária ser feita na região durante a execução das trabalhos e o plano das obras, que serão realizadas pelo Consórcio TCE/Triunfo (vencedor da licitação).
A sinalização viária e as orientações de trânsito na região serão responsabilidade da Superintendência de Trânsito (Setran). Passam pelo cruzamento da Mário Tourinho e Nossa Senhora Aparecida 61,9 mil veículos por dia, contando apenas os horários de maior movimento.
Mobilidade
O investimento na obra é de R$ 12,4 milhões, com recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Orçamento Geral da União (OGU). Na área de abrangência estão as regionais Matriz, Portão e Santa Felicidade, com uma população de 560 mil pessoas. Quando finalizada, a transposição vai melhorar a ligação da região central de Curitiba com o Campo Comprido, no sentido leste-oeste, e da região do Portão com a BR-277, no itinerário norte-sul, garantindo melhoria operacional de oito linhas do transporte coletivo, entre diretas, interbairros, alimentadoras e convencionais
Passam pelo trecho as linhas Ligeirinho Inter 2, Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Ahú/Los Angeles, Social/Batel, Vila Sandra, Tramontina e Rua XV/Barigui.
Pacote de intervenções
A trincheira do Seminário faz parte de um pacote de obras e projetos de melhoria do sistema viário e do transporte, em especial da Linha Inter 2. Esse conjunto de iniciativas inclui a reconstrução do terminal do Campina do Siqueira, próximo da trincheira, e do Terminal Hauer. Também integram o pacote, melhorias no terminal Capão da Imbuia, como parte da ampliação da capacidade do Expresso Leste-Oeste, cujos projetos serão remetidos ao governo federal para a aprovação.