Ponta Grossa - A BR-376 está com interdição parcial entre os quilômetros 493 e 494, em Ponta Grossa (Campos Gerais), desde as 7 horas desta segunda-feira (19). A medida é necessária para a implantação do apoio central de um viaduto ligado às obras de duplicação da PR-151. A previsão é que a rodovia fique bloqueada parcialmente nesse trecho por até seis meses.

Segundo a PRVias, concessionária responsável pelo trecho, a intervenção será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e vai impactar os dois sentidos da rodovia. Durante o período, o tráfego será desviado para uma faixa da BR-376, com possibilidade de utilização das vias marginais para aliviar o fluxo nos sentidos norte e sul, conforme a necessidade.
Ainda de acordo com a concessionária, a marginal no sentido sul terá alteração no tráfego, passando de mão dupla para sentido único. No sentido Curitiba–Ponta Grossa, o desvio começa no km 494, nas proximidades da empresa Tetra Park. Já no sentido Ponta Grossa–Curitiba, o bloqueio tem início no km 493.
Na marginal sul, motoristas que seguem de Ponta Grossa para Curitiba não poderão realizar retorno à esquerda pela Rua Tocantins. O retorno deverá ser feito no km 497, próximo ao restaurante Madero.
A PRVias informou que os desvios estão bem sinalizados, com organização do tráfego e instalação de faixas informativas para alertar os motoristas. A sinalização horizontal foi reforçada com barreiras luminosas e tachas ao longo do trecho em obras.
Interdição na BR-376 tem relação com obra na PR-151
As obras de restauração e ampliação em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais, atingiu 26,08% de execução na medição mais recente, de dezembro. A obra tem 32,7 quilômetros de extensão e é administrada pelo DER-PR.
O principal serviço executado até agora é a terraplenagem, a movimentação do solo para executar a plataforma das terceiras faixas, vias marginais e adequar a plataforma da pista atual, que está sendo alargada para aumentar as faixas de rolamento e para implantação de acostamentos.
Também estão sendo realizadas melhorias no pavimento asfáltico existente, que irá servir como base de uma nova camada de pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, iniciada recentemente na obra. Nessa etapa estão em andamento ainda os serviços de drenagem e construção de galeria celular de concreto.
O trecho contemplado começa no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira. Além do whitetopping, ela inclui 15,2 quilômetros de terceiras faixas em segmentos críticos de ultrapassagem, novas vias marginais na Colônia do Lago e correções de geometria em curvas.
Entre as obras de arte especiais previstas, ainda será realizada a implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.
A previsão é de concluir a obra em 2027, com um investimento de R$ 257,2 milhões.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui