Curitiba - O Bonde Urbano Digital (BUD) está na fase final de testes antes de começar a transportar passageiros. O novo veículo chegou na madrugada desta sexta-feira (28) ao terminal São Roque, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a previsão da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), a operação deve começar no início de dezembro.

De acordo com o presidente da Amep, Gilson Santos, o BUD ficará diariamente realizando testes entre a linha Pinhais-Piraquara.
“A partir de agora, o BUD ficará diariamente no Terminal São Roque, realizando testes na linha Pinhais–Piraquara, sobretudo nos períodos de menor movimento, para avaliarmos a performance, a entrada e saída dos terminais e os trechos em que haverá condução autônoma”, explicou Gilson Santos.
Testes finais do BUD
A estrutura de marcadores magnéticos já foi instalada no terminal São Roque e na Rodovia Leopoldo Jacomel, permitindo que o BUD realize manobras de maneira autônoma, com a supervisão dos motoristas que estão em treinamento.
Os testes envolvem o percurso completo do BUD, que será guiado pelo trilho digital. O veículo chegou em módulos da China, enviado pela CRRC Corporation, que desenvolveu a tecnologia.
Para o uso do BUD, foi instalado uma garagem e o sistema de carregamento no Terminal de Piraquara, além da implantação dos imãs nos trechos da linha que serão operadas de forma autônoma.
Conheça o BUD
O BUD é classificado como um reforço das tradicionais linhas, sem a substituição dos ônibus tradicionais. O veículo tem 30 metros de comprimento e capacidade para até 280 pessoas, com a estimativa de atender mais de 10 mil passageiros por mês.
“Se tudo correr bem, no início de dezembro a população já poderá ocupar o BUD”, disse Santos.
O veículo é 100% elétrico e não usa a tradicional bateria de lítio. O BUD é silencioso, em ar-condicionado, isolamento acústico e térmico.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui