As chuvas intensas que atingiram Curitiba nas últimas semanas deixaram um buraco na Av. Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Três faixas foram bloqueadas nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Trânsito (Setran) no sentido Pinhais, na Região Metropolitana.
Veja também:
- BR-277 tem filas de 11 Km sentido Curitiba e trânsito lento para as praias; assista
- BR-376 e BR-277 têm restrições de circulação para veículos pesados; veja horários
Para manter o tráfego e a ligação da capital com a Região Metropolitana, o fluxo nesse sentido da via (Curitiba-Pinhais) será desviado para uma das faixas do sentido oposto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. Para que o desvio no contrafluxo fosse possível, foram abertos acessos aos veículos no canteiro central da avenida.
Com a interdição completa da via, as equipes vão iniciar as obras emergenciais para restauração do sistema de drenagem. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) verificaram a gravidade da erosão no local.
Na avaliação foi constatado que, por baixo do asfalto, a força das águas pluviais causou a quebra da tubulação que está a aproximadamente 4,5 metros de profundidade, comprometendo a galeria pluvial no trecho. Ao todo, será necessário intervir em uma extensão de 8 metros da galeria, no sentido da via.
Como é cortada por muitos rios e é uma cidade úmida, com longos períodos de chuvas, Curitiba enfrenta muitos efeitos da instabilidade do solo. Para prevenir problemas dessa origem, o Departamento de Pontes e Drenagem mantém ações constantes de drenagem.
Agentes da Setran estarão no local nos próximos dias para orientar os motoristas.