Os sobreviventes do grave acidente registrado na madrugada desta segunda-feira (5), na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, relataram uma tentativa de assalto logo após a colisão que deixou seis mortos e 15 feridos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), que investiga o caso como uma sequência de crimes de roubo que terminou em latrocínio.

Segundo a PCPR, o acidente teve origem em uma ação criminosa momentos antes da tragédia. A carreta que tombou sobre uma van, que transportava fiéis de uma igreja evangélica, havia sido roubada por um grupo criminoso durante a madrugada. Após o roubo, os suspeitos utilizaram o caminhão para tentar abordar outros veículos que seguiam em comboio no sentido São Paulo, carregados com queijo.
Criminosos usaram caminhão roubado para tentar abordar veículos em comboio de carga na BR-116
De acordo com o delegado André Felt, inicialmente a ocorrência chegou à polícia como um roubo registrado por volta das 3h da manhã. Imagens de segurança indicavam a abordagem de um caminhão por outro veículo pesado. No entanto, as investigações apontaram que o caminhão usado na ação já havia sido roubado minutos antes pelo mesmo grupo.
Após a tentativa frustrada de abordagem aos caminhões do comboio, os criminosos retornaram no sentido Curitiba. Durante a fuga, o caminhão saiu da rota e acabou bloqueando a pista. Ainda segundo o delegado, na tentativa de subtrair a carga, os suspeitos desatrelaram propositalmente a carreta, fazendo com que ela descesse de ré e colidisse violentamente com a van.
“Foi de maneira voluntária que eles fizeram isso. Eles soltaram a carreta, que voltou de ré e acabou colidindo com o veículo, infelizmente causando pelo menos seis mortes”, afirmou Felt.
Criminosos fugiram após tentar roubar sobreviventes do acidente na BR-116
Após a colisão, os criminosos fugiram do local. Ainda conforme relatos de sobreviventes da van, um dos suspeitos teria tentado roubar pertences das vítimas logo após o acidente, enquanto elas aguardavam socorro.
Para a Polícia Civil, a ocorrência envolve ao menos dois roubos de carga e uma tentativa de roubo contra os ocupantes da van, culminando em um crime de latrocínio, já que as mortes foram consequência direta da ação criminosa inicial.
Trecho da BR-116 é alvo constante de roubo de carga
A BR-116, especialmente nesse trecho entre o Paraná e São Paulo, é conhecida pelo alto índice de roubos de carga. O delegado destacou que a região vinha sendo alvo frequente desse tipo de crime e que, em maio do ano passado, uma operação policial resultou na prisão de 12 pessoas envolvidas em mais de 15 roubos semelhantes.
“São grupos que agem com extrema violência. Em muitos casos, eles já chegam atirando para forçar a parada dos motoristas”, explicou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.