O exame prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná não sofrerá nenhuma mudança, por enquanto. Na contramão do que vem ocorrendo em outros estados, o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou nesta terça-feira (27) que aguarda a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, previsto na resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Na última segunda-feira (26), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás anunciaram, por exemplo, que o teste de baliza para estacionar o veículo não é mais obrigatório durante a avaliação. A medida independente de cada estado é possível enquanto não há uma padronização nacional.
“Na resolução do Contran está previsto um novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que até o momento não foi publicado pela Senatran. Portanto, o teste prático segue o mesmo procedimento de antes da resolução”, informou o Detran-PR, via assessoria de imprensa.
Ainda segundo o Detran-PR, não há data para a publicação do novo manual e, mesmo que isso ocorra em breve, será preciso um período de adaptação antes de colocar qualquer mudança em prática. “É possível que seja necessário um período para adequação das pistas das Ciretrans e para capacitação dos examinadores, visando a implementação plena das mudanças, se houverem”, afirmou a assessoria do órgão.
A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) é um braço operacional do Detran nas cidades do interior do estado, onde é possível emitir e regularizar documentos de motoristas e veículos.
Resolução instituiu CNH sem autoescola
A resolução nº 1.020 do Contran foi publicada em dezembro de 2025 e estabeleceu novas diretrizes para a formação de motoristas, a emissão de documentos e a habilitação de veículos no Brasil, com o objetivo de simplificar o sistema.
A principal mudança foi o fim da obrigatoriedade de aulas práticas em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. O candidato a motorista pode agora estudar as regras de trânsito em casa por meio do aplicativo “CNH do Brasil”, que disponbiliza o material gratuitamente, e agendar os exames quando se sentir preparado.
Quem ainda quiser fazer aulas presenciais tem a opção de contratar um instrutor particular autônomo ou mesmo pode procurar uma autoescola.
Fim da baliza e também do teste de partida em rampa
Além de decretar o fim da baliza, os estados de São Paulo e de Santa Catarina anunciaram que o teste prático poderá ser realizado em veículo com câmbio automático. No Espírito Santo e em Goiás não será exigido mais o teste de partida em rampa. Outros estados como Santa Catarina, Rondônia e Amazonas já anunciaram que também devem anunciar o fim do exame de baliza em breve.
No teste de estacionamento, que geralmente era realizado antes dos candidatos irem com o carro para as ruas, os motoristas poderiam ser reprovados em duas situações: avançar sobre o balizamento ou não estacionar o veículo na baliza em três tentativas e no tempo estabelecido.
Conforme os Departamentos de Trânsito, com a retirada dos testes de baliza e de rampa, a avaliação se concentrará na conduta dos candidatos em percurso. Os examinadores do Detran irão avaliar o comportamento dos motoristas, o respeito à sinalização, o uso de recursos do trânsito e o cuidado com a direção defensiva.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!