Curitiba - O Governo do Paraná receberá R$ 2,2 bilhões do Governo Federal – pelo programa Novo PAC Seleções, para a construção de uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que liga o Centro-Cívico de Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (29).

Prefeitura de Curitiba. Capital paranaense deve receber VLT
Governo do Paraná ainda não confirmou o total do investimento para a construção do VLT na Grande Curitiba. (Foto: Hully Paiva/SMCS)

O Governo do Paraná ainda não deu detalhes (veja mais abaixo) de como será esse investimento e qual o custo total para a construção do VLT que ligará o Centro-Cívico de Curitiba com o Aeroporto Afonso Pena.

Além dessa obra, diversos municípios do Paraná receberam investimentos para realizarem obras ou investirem em outros segmentos como:

  • Policlínicas;
  • Renovação de frota de ônibus para transporte público;
  • Expansão/ampliação da frota de ambulâncias;
  • Unidade Básica de Saúde (UBS);
  • Unidade Odontológica Móvel (UOM);
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
  • Compra de equipamentos para UBS e para teleocnsulta;
  • Creches e escolas para educação infantil;
  • Expansão/ônibus escolares;
  • Revitalização de favelas;
  • Construção de 3.884 unidades de habitação do Minha Casa, Minha Vida, em 169 municípios.

Ao todo, as linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota do Novo Programa de Aceleração do Crescimento Seleções de 2025 terão investimentos de R$ 9,7 bilhões em todo o Brasil. A lista completa dos projetos contemplados está disponível neste link.

Governo do Paraná ainda realizará estudos antes de construir VLT na Grande Curitiba

Em vídeo encaminhado à RICtv, o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, o Governo do Estado ainda realizará estudos antes de iniciar os processos para construir o VLT que liga Curitiba a São José dos Pinhais.

“O projeto ainda se encontra em estruturação, uma série de estudos ainda a serem realizados, esperamos concluí-los até o final do ano e aí nós teremos um valor fechado da eventual implantação desse projeto. Ao final da conclusão, da estruturação, de ter a capacidade de decidir, se ele vai ou não ser viável”, complementou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.