Curitiba - O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), esteve nesta terça-feira (8) em Brasília para discutir a retirada das linhas de trens de carga que cruzam a capital paranaense. Em encontro com Maryane Figueiredo, diretora de Projetos e Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF) do Ministério dos Transportes, ele pediu que o órgão atue para que a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná faça alterações na rota dos veículos.

As linhas férreas são uma concessão do governo federal. Para o prefeito, existem possibilidades para que as linhas sejam removidas de dentro da cidade. Entre as alternativas está a construção de um Contorno Ferroviário na Região Metropolitana de Curitiba ou obras que retirem as linhas da região central da capital.
“Eu quero que Curitiba seja ouvida sobre a nova concessão ou renovação da malha ferroviária que passa pelo Paraná, especificamente dentro da capital. Queremos participar das discussões sobre a possibilidade de um contorno ferroviário ou de trincheiras e viadutos, para que o transporte de carga que passa hoje pelos bairros pare de atrapalhar as ruas de Curitiba”, justificou o prefeito.
Eduardo Pimentel lembrou que já esteve em outras oportunidades em Brasília, ainda como vice-prefeito de Curitiba, discutindo o tema com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Ele observou que o ramal ferroviário de cargas atual passa por diversas áreas adensadas em bairros como Centro, Cabral, Alto da XV, Cristo Rei, Cajuru e Uberaba, causando transtornos ao trânsito, paralisando o tráfego dos ônibus do transporte público, além de gerar acidentes, inclusive com mortes, e produzir ruídos que incomodam os moradores.
“Curitiba é o último grande centro urbano do país com essa interferência ferroviária. Temos acidentes e alguns fatais nessas interseções. Curitiba quer saber das soluções que serão dadas na nova concessão ou renovação da malha ferroviária”, reforçou Eduardo Pimentel.
O prefeito salientou ainda que Curitiba está fazendo sua parte na melhoria da mobilidade, com grandes obras para aumentar na fluidez do ir e vir, como os investimentos na infraestrutura para passagem do novo Inter 2 e Ligeirão Leste/Oeste, além de obras iniciadas ou anunciadas, como o viaduto Curitiba-Pinhais e as trincheiras da Estação São Pedro.
Em Curitiba, há 37 quilômetros de trilhos que cortam os bairros das regiões Sul e Leste. São 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria no Uberaba e no Cajuru. A ligação férrea da capital com o mar foi construída pelos Irmãos Rebouças há mais de 100 anos, no período imperial.
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