Curitiba - A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (29), em segundo turno, um projeto de lei que obriga a prefeitura a divulgar dados detalhados sobre a arrecadação e o funcionamento dos radares de trânsito na cidade. A proposta, apresentada por vereadores do Partido Novo, foi aprovada por unanimidade. O assunto é um dos destaques da edição desta quarta-feira (30) do Ric Notícias Opinião, da rádio Jovem Pan News.

Segundo o texto, o Executivo deverá publicar relatórios periódicos com os valores arrecadados com multas, a quantidade de infrações registradas por cada equipamento e os critérios adotados para a instalação dos radares nos diferentes pontos da cidade. Além disso, o projeto exige que o destino dos recursos provenientes das autuações também seja divulgado.
Radares em Curitiba: autores do projeto justificam medida
Na justificativa da proposta, os autores destacam que a medida visa garantir maior transparência e permitir que a população acompanhe como esses equipamentos são utilizados, reforçando o caráter educativo das fiscalizações, e não apenas punitivo.
Durante a sessão de segunda-feira (29), quando o projeto foi aprovado em primeiro turno, o vereador Guilherme Kilter (Novo) defendeu a iniciativa, afirmando que o objetivo é combater a desconfiança da população em relação à utilização dos radares. A proposta também recebeu apoio de parlamentares de outros partidos, como a vereadora Laís Leão (PDT), que elogiou a transparência promovida pela medida.
O projeto agora segue para sanção do prefeito. Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Serginho do Posto (PSD), a expectativa é de que o Executivo aprove a nova legislação.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!