Paraná - A Rússia enfrentou um forte terremoto nesta quarta-feira (30/07/2025), conforme notícias que correm todo o mundo desde a noite desta terça-feira. No entanto, a força do tremor – 8,8 graus na Escala Richter – impressionou o mundo. Sobretudo em razão da ocorrência de tsunami. O que pouco se fala: sim, houve tremor de terra no Paraná.

Tremor de baixa magnitude aconteceu no início do ano
Tremor de baixa magnitude aconteceu no início do ano (Foto: Prefeitura de Cambira)

E foi neste ano, em março último, para quem não se lembra. No caso, o tremor de terra no Paraná ocorreu em Cambira, na região do Vale do Ivaí, no Centro-Norte do estado. A cidade é conhecida por suas formações rochosas, que surgiram do resfriamento de lavas vulcânicas.

Terremoto de grau 8.8 liga alerta de tsunami no Japão e na Rússia
Terremoto de grau 8.8 liga alerta de tsunami no Japão e na Rússia (Reprodução)

Tremor de terra no Paraná: não foi o único

Foi o primeiro abala sísmico no estado em 2025, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Conforme a entidade informou na época, esse tremor de terra no Paraná teve magnitude de 2,0. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou.

A pacata cidade de Cambira, no Centro-Norte do Estado, onde ocorreu tremor de terra no Paraná
A pacata cidade de Cambira, no Centro-Norte do Estado, onde ocorreu tremor (Foto: Reprodução Prefeitura de Cambira)

Ocorreu por questões naturais, como aconteceu poucos meses antes, em dezembro de 2024. Desta vez, o tremor de terra no Paraná foi sentido em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Ficou em torno de 2,0 na Escala Richter.