Três praças de pedágio no PR terão aumento a partir deste domingo (20); confira locais e valores
A Arteris informou que três praças de pedágio, localizadas no Paraná, terão aumento na tarifa a partir deste domingo (20). Ao todo, a concessionária, que não faz parte do Anel de Integração, possui quatro estações de cobrança em solo paranaense, entretanto, a praça instalada em São José dos Pinhais, na BR-376, que liga ao litoral de Santa Catarina, continuará sem reajuste na tarifa.
As três praças de pedágio que terão aumento estão localizadas na BR-116. Confira os locais e os valores:
- Campina Grande do Sul, BR-116 KM 57 – Tarifa de carro de passeio passa de R$ 3,40 para R$ 3,70
- Fazenda Rio Grande, BR-116 KM 134 – Tarifa de carro de passeio passa de R$ 6,20 para R$ 6,90
- Rio Negro, BR-116 KM 204 – Tarifa de carro de passeio passa de R$ 6,20 para R$ 6,90
A praça de pedágio localizada em São José dos Pinhais, na BR-376 KM 635, que também é administrada pela Arteris, não terá reajuste. A tarifa segue no valor de R$ 4,10.
- Leia também: Acidentes com vítimas interrompem trânsito na BR-277, em Morretes e São José dos Pinhais
Aumento no pedágio
A decisão sobre o aumento foi publicada no Diário Oficial de 18 de fevereiro e autoriza a revisão dos valores em 10,74%, com base na evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Até 2021 a concessionária já investiu cerca de R$ 1,7 bilhões na BR-116 entre Curitiba/PR e Capão Alto/SC, com destaque para a duplicação de 25,4 km no trecho entre Curitiba e Mandirituba/PR, o investimento de R$ 110 milhões em obras de contenção da Serra do Espigão em Monte Castelo/SC, e os 35,2 km de terceiras faixas no trecho catarinense.
Nos últimos 10 anos a Arteris Planalto Sul reduziu em 24,64% o número de acidentes na BR-116 e mais de 40% as fatalidades no trecho concedido. A redução é atribuída principalmente às melhorias em segurança viária realizadas na rodovia, assim como as campanhas de fiscalização e conscientização realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e ANTT.
Entre 2015 e 2021 a concessionária realizou mais de 406 edições de campanhas educativas de segurança viária, com mais de 46 mil atendimentos feitos a motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.