Dia 29 é Sexta-Feira Santa, feriado nacional no Brasil. A data antecede a Páscoa, que acontece no próximo domingo (31). Entenda tudo sobre o feriado de Sexta-Feira Santa e o que se lembra nesta data.

O que é a Sexta-Feira Santa?

Também conhecido como Paixão de Cristo ou Sexta-Feira da Paixão, a Sexta-Feira Santa relembra o dia em que Jesus foi crucificado e morreu. É uma data cristã de muita importância para os católicos, marcada pela ampla devoção. Nela, os fiéis buscam entender todo sofrimento de Cristo e o porquê ele fez isto. A inflexão faz os católicos olharem para si próprios e buscarem ser pessoas melhores e mais caridosas.

Muitos buscam abrir mão de alguma prática durante este dia. O mais comum é evitar o consumo de carnes vermelhas. Por isso, o consumo de peixe durante esta data é muito comum entre os católicos.

Além disso, a Sexta-Feira Santa é parte da Semana Santa, que anualmente relembra os últimos dias de Jesus. A semana termina com a celebração da Páscoa no domingo, que culmina com a ressurreição de Jesus Cristo.

Juntamente com a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia formam o Tríduo Pascal, que representa um momento de grande devoção para a fé católica. Cada um dos dias possui suas próprias tradições e celebrações religiosas. Como exemplo, um costume da Sexta-Feira Santa é cobrir as imagens de santos para focar a adoração completamente a Deus. Na quinta-feira, faz-se a cerimônia do lava-pés, para relembrar a humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos apóstolos na última ceia.

Não há missa durante a Sexta-Feira Santa, mas o comum é as igrejas realizarem a Celebração da Paixão de Cristo. Segundo o costume, a cerimônia começa às 15h e realiza uma liturgia da palavra, adoração da cruz e eucaristia. Alguns lugares também possuem o costume de fazer procissões do enterro para encenar a paixão de Jesus Cristo.

Sexta-Feira Santa é feriado?

No Brasil, existem sete feriados nacionais segundo a legislação brasileira. Mesmo que a Sexta-Feira Santa não seja considerada um deles, ela é entendida como feriado religioso e consta no calendário oficial do governo como feriado nacional em 2024.

Portanto, a Sexta-Feira Santa de 2024 é considerada feriado e trabalhadores convocados para o serviço nessa data têm direito a pagamento em dobro ou folga compensatória. Entretanto, é importante frisar que o domingo de Páscoa não é feriado nacional. Por fim, cada estado e município é responsável por determinar ponto facultativo ou feriado para a data. No caso do Paraná, o estado considera a data feriado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.