De volta ao litoral do Paraná pela quinta vez, o navio de cruzeiros alemão Aida Cara esteve nesta quinta-feira (15) no Porto de Paranaguá. Com mais de 1.500 pessoas a bordo, a embarcação ficou atracada durante toda tarde no terminal paranaense. Os turistas foram recepcionados com muita música e informação.
A equipe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deixou a área limpa e isolada. Com parte do efetivo bilíngue, a Guarda Portuária ajudou a cuidar da segurança e do trânsito. Conforme iam descendo do navio, os turistas eram levados até o estande de informações montado no cais.
“Como determinou o governador Beto Richa, não medimos esforços para bem recepcionar os passageiros. Apesar de ser uma estrutura adaptada no cais comercial – enquanto não disponibilizamos de um terminal de passageiro – o tempo ajudou e tudo ocorreu como planejado”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Na recepção – coordenada pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo, da EcoParaná e Fundação Municipal de Turismo – além de guias, roteiros e informações sobre as possibilidades de passeios na região, havia um clima de alegria com samba e chorinho.
“Neste receptivo, pudemos observar como os órgãos de turismo e o comércio local interagem com os turistas. Nosso objetivo é consolidar o Porto de Paranaguá como escala definitiva de navios de passageiros”, explicou o diretor de planejamento da EcoParaná, Rafael Andreguetto.
Terminal – Para se tornar o Paraná roteiro permanente dos cruzeiros nacionais e internacionais, a Appa e outros órgãos e instituições do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) têm avançado nas discussões sobre um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá.
“O governo do Estado já destinou a área, projetada pela Appa no Plano de Desenvolvimento. A prefeitura recebeu do governo federal R$ 500 mil para desenvolver os estudos e projetos do terminal.
“Agora estamos aguardando o anúncio da presidente quanto ao novo marco regulatório para os portos para podermos colocar em prática a idéia”, informa o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
No Brasil, o cruzeiro do navio alemão começou no Porto de Santos. Antes de chegar a Paranaguá, fez parada em Ilha Bela, no litoral paulista. De Paranaguá, a embarcação segue para a Argentina, parando no Porto de Itajaí.