Na próxima segunda-feira (14), às 12h, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) irá abrir as inscrições para o Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). A primeira etapa vai contemplar os alunos de graduação da universidade. A edição 2020/2021 vai ofertar quase 1.800 vagas em oito modalidades diferentes. As inscrições poderão ser realizadas até as 12h do dia 18 de junho.
O Provar existe desde 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas da graduação. Essas vagas são provenientes de abandono de curso, cancelamento, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus. O programa tem várias modalidades, divididas em processos com características e editais próprios.
O edital desta primeira etapa também será lançado na próxima segunda (14), no site do Provar.
Neste primeiro momento, o processo de ocupação de vagas é destinado exclusivamente para alunos da graduação da UFPR, dividido nas seguintes modalidades:
- Mudança de turno: para cursos que funcionam em mais de um turno.
- Mudança de habilitação: para cursos com mais de uma habilitação – licenciatura e bacharelado, por exemplo.
- Mudança de campus: para cursos similares que funcionam em campi distintos da UFPR.
- Reopção de curso: destinada a estudantes da UFPR interessados em mudanças entre cursos com currículos distintos. Neste caso, o curso de origem do aluno deve ser identificado como curso afim pela coordenação do curso desejado.
Para alunos que não cursam graduação na UFPR, o edital será divulgado partir do dia 23 de junho, nas modalidades de reintegração de curso, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior. O edital para a modalidade de transferência de outra instituição para a UFPR estará disponível a partir do dia 7 de julho, com previsão de prova objetiva no dia 15 de agosto.