A escola de samba União da Ilha foi campeã do Carnaval 2014 de Paranaguá. Com o enredo “A saga de um povo: uma civilização com a dádiva do Nilo, vem minha Ilha conquistar seu coração”, a agremiação somou 89 pontos. O desfile reuniu mais de 35 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar (PM), numa festa que foi encerrada somente às 5 horas da madrugada de segunda-feira (3).

Em segundo lugar ficou a Filhos da Gaviões, com 86,25 pontos; seguido da Ponta do Caju em terceiro lugar com 85,19 pontos. A Escola de Samba Acadêmicos do Litoral ficou em 4º lugar com 84,48 e a Leão da Estradinha ficou em 5º lugar com 81,20 pontos.

A apuração ocorreu, nesta segunda-feira (03) na Avenida do Samba, em Paranaguá, com representantes das cinco escolas que desfilaram no domingo (2). Foram avaliados os quesitos enredo, fantasia, bateria, samba enredo, alegorias e adereço, comissão de frente, evolução, mestre sala e porta bandeira e harmonia.

Edivaldo Pedro, presidente da escola União da Ilha agradeceu a todos os diretores da escola. “Ficaram dias sem comer, dias e noites sem dormir, mas mostramos nosso trabalho na avenida”, disse emocionado, logo após o anúncio de que sua escola era a campeã do Carnaval 2014.

Grupo de acesso e comemorações

A Escola de Samba Mocidade do Jardim Santa Rosa passou do grupo de acesso para o grupo especial. As agremiações Império do Irajá e Apiacas foram punidas por critérios estabelecidos no Estatuto da associação. A escola Mocidade do Jardim Santa Rosa fioi declarada como a campeã do Grupo de Acesso do Carnaval 2014 de Paranaguá. Em 2015, seis escolas vão desfilar no grupo especial.

Nesta terça-feira (04) a partir das 20 horas, começa a concentração do desfile das campeãs, com desfile da  Escola de Samba campeã do grupo de acesso Mocidade do Jardim Santa Rosa marcado para iniciar às 21 horas.  A vice-campeã e a campeã do Carnaval 2014, Filhos da Gaviões e União da Ilha, também desfilarão nesta terça-feira.

A premiação dos Melhores do Carnaval 2014 acontece no sábado (08) a partir das 21 horas, no Mercado Nilson Abel de Lima.