Muitos profissionais possuem índice de 100% de cesáreas e 0% de partos normais, principalmente nos procedimentos realizados por planos de saúde
O Núcleo de Jornalismo de Dados da Universidade Positivo disponibilizou, no último domingo (18), um aplicativo online que informa o perfil profissional dos obstetras que atendem em Curitiba.
São citados os nomes dos profissionais e os índices de partos normais e cesáreas realizados por eles nos anos de 2014 e 2013 através do SUS (Sistema Único de Saúde) e de planos de saúde.
Com dados de 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 54,7% dos partos brasileiros são cesáreas, muito acima da recomendação de 15% da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fora do Sistema Único de Saúde (SUS), a proporção chega a 88%.
Ao visualizar os dados divulgados pelo Núcleo de Jornalismo de Dados da Universidade Positivo, é possível verificar que a maioria dos médicos que atendem na capital paranaense realizam uma quantidade bem maior de cesarianas do que de partos normais. Muitos possuem índice de 100% de cesáreas e 0% de partos normais, principalmente nos procedimentos realizados por planos de saúde.
A lista completa, com os nomes dos profissionais e índices de partos realizados por eles foi divulgada no site Nascer Bem. Para ter acesso à lista completa, clique aqui.