Três novos postos de emissão do cartão transporte começam a funcionar nesta segunda-feira (14) em Curitiba. São os postos volantes da Urbs, que estarão instalados nos terminais do Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, próximo à esquina com a Rua Barão do Serro Azul. Os três locais estarão identificados como pontos de emissão do cartão transporte e vão atender ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h30 ao meio-dia. Nos postos fixos da Urbs, que funcionam na Rodoferroviária e em Ruas da Cidadania, o atendimento continua sendo feito das 8h30 às 17h nos dias úteis, e agora também aos sábados pela manhã. A Urbs também fará uma campanha de informação aos usuários sobre a exigência do cartão nas linhas que operam sem cobrador. 

Neste sábado (12) em torno de 100 pessoas procuraram os postos da Urbs para fazer seu cartão transporte, que a partir de 1º de agosto passa a ser a única forma de pagar a passagem em 62 linhas que operam com micro-ônibus e sem cobrador. São os ônibus amarelinhos, das linhas convencionais que ligam bairros sem passar por terminais, e na cor laranja, das linhas alimentadoras, que ligam bairros aos terminais.

O cartão transporte não tem prazo de validade, portanto pode ser desbloqueado e carregado a qualquer momento, independentemente da data em que tenha sido feito. O cartão é bloqueado a pedido do usuário, o que pode ser feito pelo telefone 156, ou quando deixa de ser usado por mais de um ano

A criação de três novos pontos de atendimento e a abertura dos postos fixos aos sábados faz parte do esforço do município para ampliar o uso do cartão transporte, o que representa mais segurança e conforto para operadores e passageiros e agiliza a operação dos ônibus na medida em que reduz o tempo de passagem nas catracas. Atualmente, o cartão transporte é usado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes, em média, por dia útil. Curitiba tem, atualmente, em torno de 1,4 milhão de cartões ativos. No ano passado foram feitos em torno de 100 mil cartões novos.

Como fazer

Para fazer seu cartão transporte basta procurar um posto de atendimento e apresentar documento de identidade com foto e CPF. A apresentação de comprovante de endereço deixa de ser obrigatória a partir de agora, para facilitar ao usuário que pode aproveitar qualquer momento do dia para fazer o cartão, sem precisar voltar para casa para buscar um comprovante de endereço. O cartão pode ser feito, inclusive, em horário de almoço, tanto nos postos fixos quanto nos três postos volantes. O processo é rápido, não exige fotografia e o cartão é gratuito (primeira via). A segunda via custa o equivalente a cinco passagens de ônibus o que, atualmente, representa R$ 13,50.

Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Área de Fiscalização e Cadastro da Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17h e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12h. Os postos volantes nas terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, no centro.

Decisão judicial

Com as medidas de modernização, a Urbs cumpre decisão judicial que proíbe que motoristas façam a cobrança da passagem mesmo com o ônibus parado no ponto. O prazo dado pela Justiça termina no próximo dia 4 de agosto.

Confira as linhas de ônibus nas quais, a partir do dia 1°, a passagem só poderá ser paga com cartão transporte.

A Munhoz/Botânico
Ahú/Los Ângeles
Alferes Poli
Augusta
Augusto Stresser
Bigorrilho
Butiatuvinha
Canal Belém/Salgado Filho
Canal da Música/Vista Alegre
Cajuru
Cassiopéia
Cristo Rei
Dom Ático
Estribo Ahú
Estudante
Fernando de Noronha
Formosa
Fredolim Wolf
Guabirotuba
Interhospitais
Itupava/Hospital Militar
Jardim Arroio
Jardim Esplanada
Jardim Social/Batel
José Culpi
Julio Graff
Laranjeiras
Lindóia
Marechal Hermes/Santa Efigênia
Mateus Leme
Mercúrio
Mossunguê
Nilo Peçanha
Nossa Senhora de Nazaré
Novo Mundo
Ouro Verde/ Vila Bádia
Paineiras
Palotinos
Passaúna
Pinheirinho/CIC
Portão
Portão/Santa Bernadethe (Linha Verde)
Quartel General
São Benedito
São Bernardo
São João
São Jorge
Santa Amélia
Santa Bárbara
Santa Gema
Santa Quitéria
Solar
Tingui
Tramontina
Universidades
Vila Izabel
Vila Macedo
Vila Marqueto
Vila Rosinha
Vila Suíça
Veneza
Vila Velha/Buriti