A Urbs está cadastrando carros particulares para atuar com transporte alternativo durante a greve de motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba. O cadastramento foi iniciado às 6 horas da manhã desta quarta-feira (26), quando se confirmou o descumprimento de ordem judicial que determina a operação de frota mínima durante a greve. A decisão – entregue pela própria Justiça ao Sindicato de Motoristas e Cobradores (Sindimoc) na tarde de terça-feira (25) –  determina a manutenção de no mínimo 70% da frota em operação no horário de pico e 40% nos demais horários.

Os veículos cadastrados serão autorizados pela Urbs a fazer transporte alternativo podendo cobrar, no máximo, R$ 6,00 por pessoa. O cadastramento está sendo feito na área de táxi, na ala ferroviária,da rodoferroviária, com acesso pela trincheira que fica embaixo do prédio da Urbs. O acesso será liberado por agentes de trânsito mediante identificação do motorista.

Os carros devem estar em boas condições e os que não têm registro na Urbs passarão por uma vistoria dos técnicos da empresa que também vão conferir a documentação pessoal e do veículo – carteira de motorista, RG e CPF.

A greve, iniciada à zero hora desta quarta-feira atingiu 100% da frota operante, que é de 1940 ônibus. Por dia, são 21 mil viagens e 2,3 milhões de passageiros transportados pela Rede Integrada de Transporte de Curitiba que atende também 13 municípios da região metropolitana.

A Secretaria Municipal de Trânsito está realocando agentes de setores administrativos para garantir o maior número possível de equipes atuando na orientação do trânsito em Curitiba nesta quarta-feira.