
Se você não suporta mais dividir o espaço com milhares de objetos ou não consegue carregar suas coisas, saiba que existem muitas opções de reboque no mercado e tipos específicos para o seu tipo de carro
Nem sempre o espaço oferecido pelos automóveis é suficiente para o transporte de carga. Por conta disso, a instalação do reboque (ou carreta) pode ser a solução para a necessidade. Se você não suporta mais dividir o espaço com milhares de objetos ou não consegue carregar suas coisas, saiba que existem muitas opções de reboque no mercado e tipos específicos para o seu tipo de carro.
O reboque consiste, basicamente, em um veículo sem motor engatado a outro que permite ser puxado. Nele, podem ser carregados desde animais até outros veículos como, por exemplo, uma motocicleta. Serve para ampliar a capacidade de carga e transporta tanto bagagens leves como pesadas.
Já podemos perceber que o acessório apresenta muitos benefícios. Algumas pessoas, inclusive, acoplam o equipamento ao carro a fim de protegê-lo das possíveis “batidas” traseiras.
Mas, para isso, não basta simplesmente instalar e usufruir. Antes de qualquer coisa, é preciso verificar algumas regularidades e as normas de trânsito para que não haja futuros problemas e para que você possa utilizar o acessório tranquilamente.
As dúvidas são frequentes quando se tratam de normas de trânsito, e algumas delas podem acabar gerando problemas se não forem sanadas. De fato, as exigências são fundamentais para a construção de segurança no trânsito. Afinal de contas, vidas são expostas diariamente, portanto, elas servem para manter-nos protegidos dos possíveis riscos.
O que diz a legislação
É necessário que o reboque possua placa, documentação própria, certificado de registro e licenciamento. Além disso, o proprietário deverá informar, em um prazo de 30 dias, sobre o uso do equipamento.
Alguns equipamentos são exigidos para usar o reboque e foram definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Não deixe de seguir à risca as exigências para não transformar um benefício em transtorno. Verifiquemos quais são eles:
- Para-choque traseiro
- Para-lamas
- Lanternas delimitadoras e laterais
- Luzes de freio
- Setas
- Freios de estacionamento e de serviço para veículos com capacidade acima de 750kg e produzidos a partir de 1997
- Faixas reflexivas dianteiras e traseiras a fim de evitar os acidentes
A condução das cargas também possui especificações com relação às habilitações necessárias. Juntando o peso do carro, acoplagem e carga, o total somado até 3.500kg permite a condução por indivíduo habilitado em categoria B. A categoria C é exigida para 6 mil kg e, acima desse peso, o condutor deve ser habilitado em categoria E.
Não se deve esquecer do engate que também deve estar dentro das normas. Este precisa estar registrado no Inmetro, e são necessárias algumas características para a instalação no veículo, de acordo com a Resolução Nº 197/2006 do CONTRAN. As características são:
- Esfera macia apropriada ao tracionamento
- Tomada e instalação apropriadas para conexão ao veículo rebocado
- Dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque
- Ausência de superfícies cortantes
- Ausência de dispositivo de iluminação, no engate ou na base
- Apresentação de plaqueta de rastreabilidade do veículo, contendo o nome empresarial do fabricante com CNPJ, assim como a identificação do registro do Inmetro. Modelo e capacidade máxima de tração do veículo também devem constar nas informações.
- É importante também que o engate não comprometa a visibilidade da placa do veículo.
Reboque para motocicletas
Você já deve ter percebido que não são apenas os carros que utilizam o equipamento. Anteriormente à lei 10.571/2002, não era permitido o uso de semirreboques em motocicletas. Com a alteração do Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no entanto, passou a ser permitido o tracionamento desde que o equipamento seja um semirreboque. Nesse caso, o condutor precisará tomar providências acerca das exigências com relação às dimensões do equipamento que, de acordo com a Resolução Nº 273/2008 do CONTRAN, são:
- 15 metros de largura e 2.15 metros de comprimento
Além disso, a motocicleta precisa ter 120 centímetros e o engate de até 3.500 kg com capacidade máxima de tração de acordo com o peso do semirreboque e da carga.
Quanto aos itens do semirreboque para moto, se equiparam aos itens necessários de reboque para carro com uma especificação extra. A Resolução 273 determina um limite de capacidade de tração, os quais serão indicados pelo fabricante ou importador da motocicleta. Além disso, a capacidade deve ser expressa no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Cuidados na direção
Na condução, alguns cuidados com o reboque são imprescindíveis, considerando a existência de um equipamento acoplado ao veículo. Por isso, mantenha uma distância segura ao fazer uma curva ou ultrapassagem. Lembre-se que o reboque aumenta a extensão do veículo, portanto, procure fazer as curvas mais abertas para garantir que a guia não seja atingida.
Consequências
Caso sejam constatadas irregularidades no equipamento, engate ou veículo, as consequências são de apreensão do automóvel, pontos na carteira e pagamento de multa.
Veja mais: