O teste do bafômetro é uma ferramenta essencial para que os motoristas possam ser fiscalizados, garantindo a segurança no trânsito. Alguns produtos consumidos diariamente podem interferir no resultado do teste. Confira cinco itens que podem alterar o bafômetro e quais são os motivos para que isso aconteça.

O bafômetro identifica a quantidade de álcool presente no sangue. Caso o teste indique que o motorista possui mais de 0,04 mg/l, o condutor do veículo deve pagar uma multa e receber também sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dependendo do caso, ele pode até mesmo ser encaminhado à delegacia.
Muitos itens e alimentos inusitados podem gerar um resultado falso positivo, como é o caso de leveduras e até mesmo remédios. Conheça cinco produtos que podem alterar o teste do bafômetro.
Medicamentos para tosse
Alguns xaropes e sprays para a garganta podem conter álcool, e isso impacta diretamente os resultados do bafômetro caso seja utilizado momentos antes da realização do teste,
Enxaguante bucal
Assim como os xaropes, muitos enxaguantes bucais contém álcool na composição. O enxaguante geralmente é cuspido, mas os resíduos podem permanecer na boca, e em alguns casos, resultar em um falso positivo.
Frutas fermentadas
As frutas que estão muito maduras podem produzir uma quantidade de álcool, que mesmo pequena, pode gerar um falso positivo. Consumir essas frutas antes do bafômetro pode induzir a leituras alteradas.
Pães
Segundo uma testagem realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE Brasil), duas fatias de pão de forma de marcas diferentes indicaram álcool na composição.
Pães frescos, especialmente os que contêm fermentação ativa, se consumidos antes do bafômetro, podem causar leituras alteradas.
Bebidas sem álcool
Sim, até mesmo bebidas sem álcool podem gerar falsos positivos no teste do bafômetro, como é o caso de algumas cervejas e vinhos que se intitulam ser zero álcool. Esses produtos possuem traços, que podem gerar resultados alterados.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui