No comércio, os consumidores já podem comprar produtos típicos da Páscoa, como chocolates e o tradicional bacalhau. E o item mais consumido neste período é o ovo de chocolate.

LEIA TAMBÉM
Marcas preparam 150 novos ovos de chocolate para a Páscoa; confira as novidades

No entanto, é importante pesquisar preços, qualidade e as opções com atenção. Para isso, o Procon do Paraná recomenda alguns cuidados na hora das compras.

Independentemente do valor e do formato, a orientação é para que o consumidor tenha sempre em mente que “chocolate é chocolate”.  “O preço que se paga em um ovo pode pagar quilos de chocolate”, afirma a coordenadora do órgão, Cláudia Francisca Silvana.

As barras de chocolate e caixas de bombons, por terem um custo menor, são uma ótima opção para quem não quer passar a comemoração em branco sem gastar muito.

E os adultos devem evitar fazer compras com crianças, já que elas acabam querendo produtos que, nem sempre, geram custo x benefício, no fim da compra.

Evite problemas
A orientação do Procon é de que o consumidor deve levar em conta a descrição na embalagem do produto. Informações como composição, prazo de validade, procedência, peso líquido e lista de ingredientes – algumas doenças como diabetes e celíaca, podem ser agravadas ou se manifestar, por conta da ingestão de açúcar ou glúten, respectivamente.

LEIA MAIS
Veja os tipos de chocolate indicados para pessoas com restrições alimentares

O próximo passo é ver se o ovo não está quebrado ou apresenta sinais de quebra. “Basta olhar se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados na embalagem”, alerta a coordenadora.

Deve-se levar em conta o peso dos ovos também, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nas embalagens não são equivalentes entre as marcas. “Um ovo n° 20, por exemplo, de uma marca não é como a de outra”, afirma Cláudia.

Quando houver brinquedo no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a idade recomendável para o brinde, a fim de evitar acidentes.

SAIBA MAIS
Inmetro começa fiscalização de ovos de Páscoa com brinquedos

E a última recomendação, porém não menos importante, é a prevenção. Não há como provar que o produto está quebrado. Então, realize uma compra com cautela.