Além de dezenas de casas completamente destruídas e mais de mil pessoas desabrigadas, seis pessoas morreram durante o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do Paraná, nesta última sexta-feira (7) e sábado (8).

Segundo informações do site Banda B, entre as vítimas estão José Neri Geremias, Jurandir Nogueira Ferreira, Adriane Maria de Moura, Claudino Paulino Risso, Julia Kwapis e José Gieteski, nomes que agora simbolizam a tragédia que atingiu a comunidade.
De acordo com o boletim mais recente do Governo do Estado, divulgado no fim da tarde de sábado (8), o número de feridos chega a 750. As vítimas foram socorridas com o apoio do Samu e encaminhadas a hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel.
Conheça as vítimas:
José Neri Geremias, de 53 anos, trabalhava na construção civil e vivia no Assentamento Nova Geração. Ele estava em casa quando foi atingido pela força do tornado. O corpo foi encontrado na manhã de sábado, em Guarapuava, cidade que fica a cerca de 130 quilômetros do município. José havia perdido um filho em julho, em um acidente de carro.
Jurandir Nogueira Ferreira, de 49 anos, atuava em uma cooperativa agroindustrial. Segundo o filho, ele buscava abrigo da chuva dentro do carro, quando um poste caiu sobre o veículo. Ele estava a cerca de 500 metros de casa no momento da tragédia.
Adriane Maria de Moura, de 47 anos, era funcionária de uma empresa de laticínios e natural de Sulina, município vizinho. Ela estava dentro de um supermercado que desabou com a força do vento. A prefeitura de Sulina lamentou a morte em nota oficial, prestando solidariedade à família.
Claudino Paulino Risso, de 57 anos, foi encontrado sob os escombros da própria casa. Mais cedo, ele havia passado o dia cuidando da neta de dois anos. Pouco depois de a menina ser levada pela mãe, o tornado atingiu a residência, sem tempo para que Claudino conseguisse se proteger.
Julia Kwapis, de 14 anos, estava na casa de uma amiga quando a estrutura foi arrastada pelo vento. A adolescente chegou a ser levada para o hospital em Laranjeiras do Sul, mas não resistiu. Ela se preparava para celebrar o sacramento da Crisma e havia planejado um churrasco com a família no fim de semana.
José Gieteski, de 83 anos, também está entre as vítimas. As circunstâncias da morte do idoso ainda não foram detalhadas pelas autoridades.
Tornado deixa mais de 1 mil desabrigados e desalojados no Paraná
A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná. Esses dados ainda não contabilizam as edificações destruídas em Rio Bonito do Iguaçu.
Para abrigar essas pessoas, o Governo do Paraná tem construído abrigos emergenciais, com o auxílio de prefeituras vizinhas a Rio Bonito do Iguaçu.
O primeiro abrigo foi montado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, com o local já tendo recebido desabrigados. Outra estrutura similar também pode ser construída em Quedas do Iguaçu.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui