Paraná - Os fortes ventos causados pelo ciclone que atingiu o Paraná ainda prejudicam o fornecimento de energia elétrica e de água potável no estado, nesta quinta-feira (11). Conforme informações da Copel, atualizada às 12h, 33,9 mil unidades consumidoras permanecem sem luz em todo o Paraná, a maioria na capital, região metropolitana e litoral. A interrupção no fornecimento de energia afeta também o abastecimento de água em pelo menos 12 municípios da Grande Curitiba.

Das 33,9 mil unidades sem luz, 27,1 mil interrupções ocorrem na Grande Curitiba e no Litoral, de acordo com a Copel. Na capital há cerca de 2,8 mil desligamentos em atendimento. Na região Centro-Sul, as equipes atuam no restabelecimento da energia de 5,5 mil clientes. Nas demais regiões os trabalhos de religamentos envolvem 593 unidades consumidoras na região Norte; 490 no Sudoeste, 134 no Oeste e 50 no Noroeste.
Segundo a Copel, o pico de desligamentos registrado na quarta-feira (10) pelos efeitos da ventania chegou a 288 mil em todo o Paraná. Na capital, ao todo cerca de 50 mil unidades consumidoras tiveram a energia interrompida.
Rajadas de vento chegaram a 132 km/h no Paraná
De acordo com o Simepar, as rajadas de vento em consequência do ciclone extratropical que atingiu a Região Sul do Brasil chegaram a 131,8 km/h. O pico foi registrado na estação de monitoramento do Parque Estadual Pico Marumbi, localizado entre os municípios de Piraquara, Quatro Barras e Morretes. Em Curitiba, as rajadas chegaram a 81 km/h.
Os desligamentos de energia decorrem principalmente da queda de galhos e árvores inteiras sobre a rede elétrica, o que causa curto-circuito e, em parte dos casos, o rompimento dos fios e até a quebra de postes. Só na capital, pelo menos 231 árvores caíram.
Foi o que aconteceu na Rua Professor José Moscalewski, no bairro Pilarzinho, que está sem luz desde às 16 horas de quarta-feira. Um árvore atingiu a rede elétrica durante o vendaval e destruiu a infraestrutura de fornecimento. Por volta das 13 horas, equipes da Copel e terceirizadas trabalhavam no local para religar a energia, coma troca de transformador e postes.
Sem luz e sem água potável
A falta de luz nesta quinta-feira em estações e reservatórios da Sanepar prejudica o fornecimento de água em 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
O abastecimento está interrompido em Contenda e Tijucas do Sul; além de parcialmente afetado em Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Rio Negro, Rio Branco do Sul, São José do Pinhais, Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Lapa e Mandirituba.
Segundo a Sanepar, técnicos da companhia trabalham com equipes da Copel para restabelecer os sistemas.
Podem ficar sem água, principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que cada residência mantenha reservatório com, no mínimo, 500 litros — volume suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.