Curitiba e Paraná - O vendaval que atinge diversas cidades do Paraná nesta quarta-feira (10), por conta de um ciclone extratropical que atua no Sul do país, deixou estragos em Curitiba e região. Só na capital, 231 árvores caíram e milhares de moradores tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Vendaval derruba árvores e deixa moradores sem luz em Curitiba e região
Galhos e árvores caíram sobre a rede elétrica e deixaram mais de 230 mil moradores sem luz em todo o estado. (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

De acordo com o Simepar, as rajadas de vento chegaram aos 81 km/h na capital, ate as 16h. Na estação de monitoramento do Parque Estadual Pico Marumbi, localizado entre os municípios metropolitanos de Piraquara, Quatro Barras e Morretes, no litoral, a ventania ultrapassou os 131 km/h – essa foi a maior rajada registrada no estado.

A causa da ventania é o ciclone extratropical que se formou na altura do Rio Grande do Sul. Mesmo não passando sobre o Paraná, o fenômeno trouxe chuvas volumosas entre segunda e terça-feira, além dos ventos fortes nesta quarta.

Vendaval deixa mais de 234 mil casas sem luz no Paraná, diz Copel

De acordo com a Copel, galhos e árvores caíram sobre a rede elétrica e deixaram mais de 230 mil casas sem luz em todo o estado. Curitiba e região e as cidades litorâneas concentram o maior volume de desligamentos – há 2,1 mil serviços em execução e 190 mil unidades consumidoras desligadas.

Equipes da companhia estão em campo para reparar os danos e normalizar o fornecimento de luz.

Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, uma araucária de grande porte caiu sobre o muro de uma escola municipal, no bairro Guatupê. Ninguém se machucou. Na mesma cidade, um poste chegou a quebrar com a força do vento na Alameda Bom Pastor.

Vídeo: Reprodução/Ric RECORD

Em Colombo, a cobertura de um barracão foi parcialmente arrancada e assustou moradores no bairro Arruda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou a área. Apesar dos danos materiais, ninguém se feriu.

231 árvores ou galhos caídos e semáforos desligados em Curitiba

Curitiba também registrou a queda de galhos e árvores e semáforos desligados em função do vendaval. Boletim da Defesa Civil municipal indica que 231 árvores ou galhos caíram ao longo do dia, em todos os bairros da cidade. As equipes também distribuíram seis lonas

De acordo com a Setran (Superintendência de Trânsito), 25 agentes de trânsito estão atuando em cruzamentos com semáforos apagados, em diferentes pontos da capital.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.