No próximo fim de semana, dias 02 e 03 de agosto, os voluntários do Barco Sorriso realizam a 3ª edição do projeto de saúde bucal pelas comunidades pesqueiras da região de Guaraqueçaba, no litoral paranaense. Periodicamente o grupo percorre em um barco alugado as comunidades mais afastadas do Parque Superaguí realizando atendimento odontológico gratuito em crianças e adultos.
Clique aqui e confira as fotos da segunda ação do Barco Sorriso
Desta vez serão 40 voluntários, entre eles dentistas, psicólogos e engenheiros ambientais, que irão doar um fim de semana de suas vidas para atender pessoas que vivem isoladas, distantes dos olhos do poder público e de atendimentos básicos de saúde.
Para a realização do trabalho, o projeto conta com a boa vontade de gente comum, assim como eles. A advogada Lorayne Claudino, coordenadora do Barco Sorriso, conta que o projeto depende exclusivamente da solidariedade. “É a solidariedade dos voluntários e das pessoas que acreditam no nosso trabalho que sustenta o Barco. Não é uma viagem barata. Os barcos são alugados e precisamos que fiquem à nossa disposição durante dois dias. Além disso, temos o transporte de todo o pessoal até Paranaguá, a alimentação e o material odontológico para a realização dos atendimentos”, diz.
De acordo com Lorayne Claudino, a quantia de R$ 4 mil para o pagamento do aluguel dos dois barcos e do transporte de Curitiba até Paranaguá está quase toda garantida. O mais urgente nesta última semana de preparativos são os kits de higiene bucal. “Estamos muito felizes pois o mais difícil, que é o dinheiro para pagar o aluguel dos barcos, nós praticamente já completamos. Ainda falta um pouquinho, então continuamos aceitando doações em dinheiro, mas no começo do planejamento eu confesso que fiquei preocupada. Achei que a maior parte do valor teria que ser rateada entre os voluntários”, comemora a coordenadora.
O que o grupo mais precisa agora, segundo ela, são de escovas e pastas de dentes, além do material profissional usado pelos dentistas. “Ganhamos muitos kits infantis da Colgate na primeira ação do Barco (novembro de 2013) e ainda temos alguma coisa sobrando. O mais urgente agora são os kits para os adultos”, afirma.
De acordo com o cirurgião dentista Daniel Trevellin, voluntário no projeto desde a primeira viagem, o kit é bastante simples: 01 escova e 01 embalagem de creme dental. “Algumas pessoas doam fio dental. Este material é bem vindo, é claro, mas não é prioridade. Se conseguirmos fazer aquelas pessoas criarem o hábito de pelo menos escovarem os dentes três vezes ao dia já será uma grande vitória”, diz o profissional.
Para as pessoas que tiverem interesse em colaborar com o projeto, basta entrar em contato com os voluntários através da página do grupo no Facebook: www.facebook.com/BarcoSorriso. Também podem enviar e-mail para o endereço: [email protected]. Os voluntários retornam o contato e se responsabilizam em buscar as doações.
Comerciantes e profissionais da área odontológica também podem solicitar a lista de material de atendimento pelos canais disponíveis. Segundo Lorayne Claudino, outra forma de colaborar com o projeto é ajudando a torná-lo conhecido. “Pedimos para as pessoas que não podem doar nada material, que compartilhem as notícias sobre o projeto nas redes sociais”, apela.
Confira abaixo o vídeo institucionais do projeto Barco Sorriso e conheça melhor o trabalho dos voluntários: