
Educadores recusaram proposta do Governo do Paraná e devem continuar com a paralisação
Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria no Paraná. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desde sábado (22) no ExpoUnimed, em Curitiba. De acordo com a APP Sindicato, que representa a categoria, foram 724 votos pela continuidade da greve e 719 votos pela suspensão. Aproximadamente 1.600 pessoas participaram do ato.
Foram mais de seis horas de debate, no qual a categoria avaliou que a greve iniciada no dia 17 de outubro será mantida por tempo indeterminado. Estudantes e representantes de vários movimentos participaram da atividade. A decisão foi tomada após uma análise da proposta enviada pelo Governo do Paraná, na última quinta-feira (20), no qual se compromete a retirar o artigo 33 (da Mensagem 043/2016), que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que retira a aplicação da data-base da LDO de 2017. De acordo com o documento, a retirada era condicionada a suspensão da greve. Para a maioria dos professores, o documento apresentado pelo governo não atende às expectativas dos educadores.
Na próxima terça-feira (25), será realizada uma reunião do Conselho Ampliado – formado pelo Comando de Greve Estadual e Conselho Estadual da APP – na sede estadual da APP para avaliar a necessidade da convocação de uma nova assembleia estadual.