O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode ser assinado no Paraná, durante a 67ª Cúpula do Mercosul e Estados Associados. A expectativa do Governo Federal é que o documento seja assinado neste sábado (20).

O evento realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, deve contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Entre os temas abordados durante o evento estão o possível ingresso de novos países no Mercosul, como a Bolívia, além da aproximação do bloco econômico com países da América Central e do Caribe.
“Nossa expectativa é de assinar o acordo no sábado, mas, de fato, as salvaguardas são motivo de preocupação”, disse, nesta segunda-feira (15), a secretária de América Latina e Caribe, Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Na véspera do encontro, na sexta-feira (19), Lula, von der Leyen e outras autoridades devem se reunir para tratar do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Vale lembrar que Mercosul e União Europeia negociam esse acordo de livre comércio há 26 anos, com a expectativa de que o Brasil possa acessar um mercado de, aproxidamente, 720 milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22 trilhões.
Em dezembro de 2024, os termos do acordo foram firmados e em setembro deste ano o texto foi apresentado formalmente pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu e aos estados-membros do bloco europeu.
O Parlamento Europeu precisa aprovar o acordo com otos favoráveis de 50% dos deputados mais um, o que pode ter resistências de países como a França, que questionam termos da proposta.
Além disso, pelo menos 15 dos 27 países precisam ratificar o texto, representando pelo menos 65% da população total da União Europeia, o que pode levar vários anos. Quando o acordo completo entrar em vigor, ele substituirá o acordo comercial provisório.
O acordo ainda precisa ser aprovado dentro dos países do Mercosul, embora a entrada em vigor seja individual.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui