Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) – As operações de uma instalação de processamento de grãos da trading de commodities chinesa Cofco International na Argentina foram interrompidas na terça-feira, depois de um acidente matar três trabalhadores, informou a empresa.

“Lamentamos informar que, em nossa planta na cidade de Saforcada, três funcionários da empresa Tork, contratada para trabalhos em silos, perderam suas vidas enquanto realizavam suas tarefas”, disse a Cofco International em comunicado.

Um porta-voz da companhia confirmou que as operações da fábrica, localizada na província de Buenos Aires, foram interrompidas enquanto a polícia conduzia uma investigação do incidente, mas indicou que o fato foi considerado um acidente.

“Nossa empresa está absolutamente chocada com o que aconteceu, e embora o acidente tenha causado danos irreparáveis, vamos fazer tudo o que for possível para acompanhar nossos parentes e amigos em meio a essa situação dolorosa”, afirmou a companhia.

Um sindicato local lamentou a morte de três pessoas que ficaram presas sob os grãos nos silos da fábrica. A entidade criticou as “condições precárias” que trabalhadores terceirizados enfrentam.

O sindicato também pediu que o governo faça mais para garantir condições de trabalho seguras no setor. “Se era algo evitável, não foi um acidente”, acrescentou.