NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar branco negociados na ICE avançaram para o maior nível em quase quatro anos nesta sexta-feira, com o mercado apoiado pela força do primeiro contrato na iminência de seu vencimento, na semana que vem.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar branco fechou em alta de 9,40 dólares, ou 2%, a 474,80 dólares por tonelada, após tocar a marca de 477,70 dólares, máxima contratual e maior nível para o primeiro mês desde abril de 2017.

* Operadores destacaram que parece haver um interesse significativo no recebimento do açúcar quando o contrato março expirar, na próxima sexta-feira.

* O interesse no recebimento de entregas tem sido impulsionado pelo aperto no mercado físico diante da escassez de contêineres em países como a Índia, que deixou o mercado mais dependente das ofertas da bolsa, nas quais o contrato está baseado.

* O açúcar bruto para março também registrou fortes ganhos, saltando 2,5%, para 16,42 centavos de dólar por libra-peso.

* Houve rumores no mercado sobre potenciais gargalos para os embarques da nova safra do Brasil, já que a colheita de uma safra recorde de soja no país atrasou, fazendo com que os portos encarem uma enorme programação de navios a partir de março.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou praticamente estável, a 1,2405 dólar por libra-peso.

* O mercado do café arábica tem operado em um intervalo limitado nas últimas três semanas, com poucas novidades fundamentais para fornecer orientação.

* O café robusta para março também terminou a sessão quase estável, a 1.340 dólares a tonelada.

(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)