NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE fecharam em alta nesta segunda-feira, diante de sinais de aperto nas ofertas e de um otimismo nos mercados financeiros de forma mais ampla, enquanto o café arábica voltou a cair.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,06 centavo de dólar, ou 0,4%, a 13,61 dólares por libra-peso, depois de avançar 4% na semana passada, a terceira consecutiva de ganhos.

* “Agora nós podemos enxergar o final da safra, e definitivamente não vai haver um excedente no Brasil. A implicação disso é que 2021 será uma repetição de 2020, mas com um pouco menos de oferta e provavelmente um pouco mais de demanda”, disse a Marex Spectron em nota.

* O clima desfavorável à produção na Rússia e Tailândia continua sendo fator de suporte, bem como o atraso do governo da Índia para definir sua política de subsídios às exportações, disseram operadores.

* O açúcar branco para dezembro recuou 0,50 centavo de dólar, ou 0,1%, para 373,20 dólares a tonelada.

CAFÉ

* O contrato dezembro do café arábica fechou em queda de 1,75 centavo de dólar, ou 1,6%, a 1,072 dólar por libra-peso, depois de tocar uma mínima de mais de dois meses (1,0490 dólar) na sexta-feira.

* Na semana até 29 de setembro, especuladores reduziram a posição comprada líquida em futuros do café arábica em 6.449 contratos, para 25.645 contratos.

* O café está sob pressão de firmes exportações do Brasil, maior produtor global da commodity, após uma safra abundante.

* Operadores disseram que as tradings de commodities ainda lidam com estoques elevados no Brasil após comprarem grandes volumes junto aos produtores locais. A situação limitou mais vendas pelos agricultores.

* Na Colômbia, os produtores devem se preparar para o padrão climático de La Niña, que pode resultar em chuvas acima da média, impactando os cultivos negativamente e exacerbando a ferrugem do café.

* O café robusta para novembro recuou 22 dólares, ou 1,7%, para 1.268 dólares por tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Maytaal Angel)