NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE avançaram nesta segunda-feira, impulsionados pelas ofertas apertadas no mercado físico no curto prazo, enquanto os preços do café arábica também subiram, em dia positivo para a maior parte das commodities e ações.
AÇÚCAR
* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 2%, a 16,15 centavos de dólar por libra-peso.
* Operadores disseram que o prêmio do contrato março para maio está aumentando antes de seu vencimento, à medida que uma demanda acima do esperado aperta o mercado físico.
* “No caso da China, certamente foi ‘front-loading’… Em outros países, não temos visto evidências de ‘front-loading'”, disse Robin Shaw, analista da Marex Spectron.
* O açúcar branco para março avançou 8,60 dólares, ou 2,1%, para 464,70 dólares a tonelada.
* Os futuros do açúcar bruto devem terminar este ano mais de 8% abaixo dos níveis atuais, com um superávit global marginal nesta temporada se ampliando ligeiramente em 2021/22, apontou uma pesquisa da Reuters com 11 traders e analistas.
CAFÉ
* O contrato março do café arábica fechou em alta de 2,4 centavos de dólar, ou 2,0%, a 1,2535 dólar por libra-peso.
* Operadores disseram que o mercado obteve algum suporte de preocupações com o tempo seco em partes da área cafeeira do Brasil.
* Um corretor de São Paulo afirmou que o mercado físico (“spot”) do café no Brasil segue firme, com produtores segurando os estoques remanescentes diante de expectativas de menor disponibilidade neste ano.
* “Mas os diferenciais seguem estáveis, então o mercado pode já ter precificado essa safra menor do Brasil”, acrescentou.
* As exportações de café do Brasil avançaram em janeiro na comparação com igual período do ano anterior, mostraram dados do governo.
* O café robusta para março avançou 14 dólares, ou 1,1%, para 1.320 dólares a tonelada.
(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)