NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar e café negociados na ICE registraram pouca variação nesta quarta-feira, com muitos investidores aguardando o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos, que seguia indefinida.
AÇÚCAR
* O contrato março do açúcar bruto fechou em queda de 0,07 centavo de dólar, ou 0,3%, a 14,65 centavos de dólar por libra-peso, após tocar uma máxima de oito meses (15,23 centavos) na terça-feira.
* “Os desenvolvimentos nos EUA devem dominar o mercado hoje, o que significa que os preços do açúcar permanecem em um intervalo limitado. No entanto, com o silêncio contínuo da Índia, a estrutura segue firme”, disse um operador.
* A Índia, grande produtora de açúcar, ainda não renovou subsídios às exportações para a temporada 2020/21. Qualquer atraso nos embarques é visto como um fator de aperto para as ofertas no curto prazo.
* Operadores destacaram a valorização do real no Brasil, o que ajuda a limitar as vendas. O país exportou um recorde de 4,2 milhões de toneladas de açúcar em outubro.
* O açúcar branco para dezembro recuou 5 dólares, ou 1,3%, para 391,80 dólares por tonelada.
CAFÉ
* O contrato dezembro do café arábica fechou em queda de 0,45 centavo de dólar, ou 0,4%, a 1,03 dólar por libra-peso, depois de atingir uma mínima de três meses na segunda-feira.
* A Organização Internacional do Café (OIC) estimou um superávit de 1,24 milhão de sacas de 60 kg na temporada 2019/20, contra estimativa anterior de 1,54 milhão de sacas.
* No entanto, isso soou como um sinal negativo para as perspectivas futuras dos preços. “Preocupações com um maior enfraquecimento da demanda em meio a novos lockdowns está deixando a OIC cética em relação às tendências futuras para 2020/21”, disse o Commerzbank em nota.
* As importações de café verde dos EUA avançaram para 93.984 toneladas em setembro, ante 93.624 toneladas em agosto, de acordo com o Departamento de Comércio norte-americano.
* O café robusta para janeiro recuou 14 dólares, ou 1,1%, para 1.313 dólares a tonelada.
(Reportagem de Marcelo Teixeira e Maytaal Angel)