Tomate, cebola, brócolis e alface: esses alimentos são protagonistas em muitas cozinhas brasileiras e destacam o Paraná como um importante polo de produção hortifrutícola. A região de Curitiba lidera em diversificação de pomares e hortas, sendo responsável por 37% da produção estadual. Porém, foi do Noroeste do estado que veio o grande destaque na categoria Hortifruti do Prêmio Orgulho da Terra 2024: Agricultor de Marialva, Emerson Bento Conca, do Sítio Conca.

O setor hortifrutícola paranaense é uma potência, gerando R$ 6,8 bilhões em 2022. Esta é a última atualização do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), sobre o setor de hortifruti. Entre os principais produtos estão batata, alface, mandioca, couve-flor e brócolis, que dominam o mercado estadual. O Paraná ocupa uma posição de destaque também no cultivo de tomate, sendo o quarto maior produtor nacional, atrás de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Com o apoio do Projeto Olericultura, conduzido pelo IDR-Paraná, os agricultores têm adotado práticas sustentáveis e inovadoras, promovendo a geração de renda e a comercialização em canais diversificados.
Nova categoria premia agricultor de Marialva
A categoria Hortifruti, grande novidade da edição 2024 do Prêmio Orgulho da Terra, destacou o trabalho do produtor de Marialva Emerson Bento Conca, que cultiva diversas olerícolas no Sítio Conca, com especial atenção ao tomate, pepino japonês e pimentão colorido (vermelho e amarelo). A propriedade recebe assistência técnica de Ailton Rojas Poppi, do IDR-Paraná, e é referência em práticas sustentáveis.
A produção do sítio é guiada por tecnologias inovadoras como o SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças), combinado ao uso de insumos biológicos. Essa abordagem mantém o solo protegido, melhora a vida microbiana e reduz o impacto ambiental. A propriedade conta ainda com poço tubular profundo para irrigação, energia solar e áreas de preservação permanente com rios e nascentes isoladas.
Além disso, Emerson adota um modelo de planejamento produtivo baseado na demanda, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos diretamente em feiras do produtor. Ele gera empregos locais e incentiva o desenvolvimento da comunidade, abrindo a propriedade para a implementação de novas tecnologias e práticas que beneficiam a região como um todo.
O produtor conta ainda que todas as decisões tomadas no sítio são discutidas em família e pensadas para beneficiar não só a produção, mas toda a comunidade ao redor. Para Emerson, receber o prêmio foi um momento especial. “A gente sempre procurou fazer um trabalho correto, respeitando o meio ambiente, fazendo um trabalho sustentável. Além de ser bom pros meus clientes, é bom pra minha família. Então foi uma surpresa muito grande. Eu não tenho nem palavras pra expressar tanta alegria. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar inovando e fazendo a diferença no campo”, disse Emerson, emocionado.
Leia mais:
- Orgulho da Terra: confira os melhores momentos do prêmio
- Orgulho da Terra: prêmio reconhece as melhores práticas do agro paranaense
- Orgulho da Terra: premiação reúne lideranças do agronegócio paranaense
Prêmio Orgulho da Terra
O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar, entidade que representa as cooperativas paranaenses. O prêmio ainda tem a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.
Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui